Começam os preparativos para a Declaração do Imposto de Renda 2017

Curitiba, PR--(DINO - 27 jan, 2017) - Todo começo de ano, o cidadão se vê às voltas com a obrigatoriedade da declaração do Imposto de Renda. Perto do prazo de entrega, é comum o congestionamento do sistema da Receita Federal, além de correrias de última hora para assegurar que a declaração será entregue dentro dos conformes.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

27 de janeiro de 2017 | 11h28

Que tal fazer diferente em 2017 e se antecipar? Independente se o contribuinte fizer a declaração em casa ou contratando os serviços de um escritório de contabilidade, a base de documentos a ser analisada é a mesma.

Se for fazer em casa, em primeiro lugar, é preciso baixar o programa do site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/), que estará disponível a partir de 01 de março.

Em seguida, é preciso ter em mãos toda a parte documental referente a 2016: resumo anual de rendimentos, extrato anual de bancos (conta corrente e aplicações financeiras), extrato anual de pagamento de previdência privada (PGBL e VGBL), despesas médicas e com educação (próprias e dos dependentes) e também documentos que indicam a variação patrimonial, como aquisição ou venda de imóveis e automóveis e outros bens acima de R$ 5 mil.

Se a opção for fazer a declaração com o auxílio de um contador, é preciso agendar e levar a documentação o quanto antes, se possível no mês de março, visto que o prazo final de entrega é 28 de abril. "O quanto antes for feita a entrega da declaração, melhor posicionado o contribuinte estará na fila da restituição do imposto de renda", lembra Paulo de Tarso Kops, sócio administrador da Kops Contabilidade.

Informações para a imprensa:

Daniela Licht ? Assessora de Imprensa da KOPS Contabilidade

Contato: (41) 3019-9092 ou (41) 99228-9577

E-mail: daniela@basicacomunicacoes.com.br

Website: http://www.kopscontabilidade.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.