Como a contabilidade pode ajudar a lidar com a inadimplência de clientes

Este conteúdo é uma comunicação empresarial

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

16 de março de 2017 | 06h52

Curitiba, PR--(DINO - 09 mar, 2017) -

Devido ao período turbulento que o país anda passando, é muito comum as empresas lidarem com a inadimplência, a qual é um problema que pode acontecer nos variados tipos de segmentos principalmente no setor de serviços, o qual, segundo a Serasa, registra 9% do total de contas não pagas no Brasil. Segundo a Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC) isso acontece devido oscilações e instabilidade na economia do país e que influencia na capacidade dos consumidores em pagar suas dívidas e prevê que os índices de inadimplência só vão se recuperar a partir de 2018 devido à PRI crescente taxa de desemprego, economia estagnada e queda nas rendas familiares.

Segundo Tânia Dobrovolski, diretora da empresa Marmo Contábil: uma contabilidade real, capacitada, que atua próxima ao cliente, é o melhor investimento que uma empresa pode fazer, tanto em épocas de crescimento econômico, quanto de crise, pois suas informações permitem evitar gastos desnecessários, orientar investimentos e preservar os recursos.

Papel da contabilidade para contornar a inadimplência dos clientes

O contador tem um papel fundamental, pois sua missão é orientar o empreendedor sobre como cuidar da saúde financeira do negócio sem causar impacto profundo no fluxo de caixa. Por meio de uma assessoria contábil, o empresário pode não somente ter relatórios precisos sobre quem está inadimplente, como quanto cada cliente deve e como a empresa pode sair desse sufoco. Além disso, adotar práticas para prevenção, caso sua empresa ainda não esteja passando por isso.

"É essencial que os gestores vejam a contabilidade como uma das principais fontes de informações para o planejamento estratégico, o que dará às suas empresas vantagem no mercado altamente competitivo" diz Gustavo Dobrovolski, gestor de relacionamento da Marmo Contábil.

Website: http://www.marmocontabil.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.