Conheça as principais causas de entupimentos da pia da cozinha

Atibaia - SP--( DINO - 13 fev, 2017) - A pia da cozinha é um local multitarefa, utilizada para lavar louças, preparar alimentos, limpar objetos da própria cozinha, entre outros. Com encanamentos mais estreitos e falta de cuidado durante a execução de tarefas, a ocorrência de entupimentos da pia da cozinha é mais comum do que em outros ambientes. É necessário ter mais cuidado para evitar este problema e algumas ações simples podem te ajudar, confira:

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

13 Fevereiro 2017 | 17h54

Encanamentos corretos

Desde o planejamento desta estrutura é possível minimizar os danos. Prefira a utilização de tubos mais largos e evite fazer curvas com a tubulação. Com mais espaço e sem quinas é mais difícil que algum objeto grude no cano e provoque o entupimento.

Limpe os pratos

Antes de colocar o prato dentro da pia é preciso raspar os restos de comida, essas sobras costumam cair pelo ralo e causar problemas à tubulação. Além dos benefícios ao seu encanamento, evitar a tarefa de limpar cada utensílio durante a lavagem irá acelerar o processo.

Use uma rede de proteção

Na hora do preparo de alimentos, tampe a entrada do ralo com uma rede/peneira para evitar que as cascas, folhas e restos caiam dentro da tubulação. Pontas de embalagens e etiquetas também devem ser jogadas diretamente no lixo, esses materiais inorgânicos podem causar sérios problemas caso desçam pelo encanamento.

Filtro de café direto no lixo

A aparentemente inofensiva borra de café é uma das maiores vilãs quando se trata de pias de cozinha. Aquele resto de pó de café costuma colar nas paredes dos canos junto com a gordura dos utensílios, formando um bolo pegajoso que a água não consegue ultrapassar.

Gordura e óleos

O descarte de qualquer tipo de óleo ou gordura, deve ser feito em pontos de reciclagem destes materiais e não na pia da cozinha. Estes insumos não são diluídos em água e além de causar entupimentos da pia da cozinha, acabam por dificultar a limpeza do esgoto nas estações de tratamento.

Fique atento a esses detalhes e evite dores de cabeça. Com os canos já entupidos, a alternativa é utilizar equipamentos adequados para o desentupimento. "Água quente, soda cáustica e outras misturas caseiras danificam o encanamento e podem causar problemas ainda maiores. Busque por soluções profissionais e minimize os danos", sugere Alexandre de Andrade Polli, proprietário da Alkamac , empresa especializada em máquinas de desentupimento.

Website: https://www.alkamac.com.br/

Mais conteúdo sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.