Conscientização dos funcionários é crucial para o uso correto de EPIs

Atibaia - SP--(DINO - 09 mar, 2017) - A importância do uso correto de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) é amplamente conhecida, além de ser exigência legal do Ministério do Trabalho. Porém somente o fornecimento destes equipamentos não garante que os colaboradores estejam protegidos. Uma das principais preocupações da empresa deve ser a conscientização dos funcionários, eles precisam saber que a utilização inadequada ou não utilização destes itens é prejudicial a sua integridade física. Neste quesito, a empresa precisa oferecer treinamento e orientação aos profissionais expondo os riscos que eles correm e como estes artigos são úteis em casos de acidentes.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

09 de março de 2017 | 18h06

Infelizmente, o Brasil é um país que não valoriza a prevenção, é comum haver resistência por parte dos trabalhadores em relação ao uso dos equipamentos de proteção, alguns alegam desconforto, outros que o item atrapalha durante a execução de suas funções. De acordo com a NR6, os EPIs são um direito e um dever dos trabalhadores, que podem ser punidos pela empresa caso não siga as orientações dadas durante os treinamentos.

Em busca do bem-estar dos colaboradores e da tranquilidade do empresário, o melhor caminho é a conscientização. Com a importância dos equipamentos e normas de segurança esclarecidas, a tendência é que o número de ocorrência de acidentes diminua na empresa. Equipamentos utilizados de forma correta podem contribuir com a redução de custos da empresa, visto que é possível eliminar ou neutralizar os riscos ao que o colaborador está exposto diminuindo assim as taxas de insalubridade e evitando a necessidade de pagamento de indenizações por danos morais ou materiais.

São diversas as formas de conscientização dos funcionários, os treinamentos podem ser realizados de maneira presencial ou online. O método ideal irá variar de acordo com a necessidade da empresa e espaço disponível para o treinamento. Importante que durante esses encontros sejam organizados por profissionais da área de Segurança do trabalho e que sejam discutidos tópicos como: importância do uso correto de EPIs; correta utilização; higienização e conservação; obrigações do colaborador; métodos de prevenção de acidentes; e comportamentos que devem ser evitados.

Além dos treinamentos, atividades como Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) e Diálogo Diário de Segurança (DDS) são bem-vindas. A fixação de placas de conscientização em locais de grande circulação também pode trazer ótimos resultados. De acordo com a AGN EPI , empresa especializada em equipamentos de segurança, o funcionário precisa ser valorizado e o dever da empresa é mostrar os caminhos para que isso aconteça. "A utilização de frases bem-humoradas e de incentivo são ideais para estimular o funcionário a se portar da melhor maneira", explica.

Lembre-se sempre de cuidar também da manutenção das EPIs e de fiscalizar seu uso constante.

Website: http://www.agnepi.com.br/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.