Construção civil usa lajes protendidas e consegue até 30% de redução nos custos de obras sem afetar a qualidade do projeto

Curitiba, PR--(DINO - 10 fev, 2017) - Adotado pela construção civil para reduzir custos sem interferência na qualidade estrutural e estética de uma obra, o sistema de lajes protendidas está entre as inovações mais viáveis, seguras e econômicas quando se trata de melhor aproveitamento de espaço. A tecnologia de protensão permite vãos maiores entre os pilares, além de reduzir o peso da estrutura e o prazo de execução do projeto. A ATR Incorporadora, com sede em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), utiliza a solução no Edifício Buenos Aires, de 550 m² de área construída, distribuídos em oito unidades habitacionais com apartamentos de dois e três quartos.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

10 de fevereiro de 2017 | 10h19

"O sistema de lajes protendidas resultou em uma economia de 30% entre escoras, mão de obra e concreto", calcula Renata Eloísa Santos Neves, responsável pelo setor de comprar da incorporadora. Ela garante que a solução é extremamente viável e também será utilizada em futuros empreendimentos. "Vamos agregá-la ao leque de diferenciais comuns às nossas obras, porque é uma ferramenta que reduz investimentos e amplia a qualidade na execução do projeto", destaca.

Segundo Renata, a escolha da laje varia de acordo com as especificações do projeto, viabilidade econômica e necessidades locais. Entre várias opções disponíveis no mercado estão a protendida e a treliçada. Ela explica que a primeira atende projetos que precisam de uma melhor utilização de espaço, possui capacidade de suportar cargas bem acima das normas, um fator favorável à segurança de projeto. Pode ser utilizada em todos os tipos de construção, desde pequenas edificações até prédios de alto padrão. A laje treliçada, por sua vez, apresenta custo mais elevado e exige maior quantidade de concreto para aumentar a resistência e chegar ao nível de suportar carga solicitada pelo projeto.

A ATR Incorporadora optou pelas lajes protendidas visto que a utilização de aços de alta resistência traz uma estrutura mais econômica. Durante a execução da obra algumas vantagens são evidentes como, por exemplo, material, mão de obra, redução significativa do escoramento para vãos até 3,20 m, tempo de execução e redução do peso próprio em relação à laje treliçada. Leia mais em www.atrincorporadora.com.br

Sobre a ATR Incorporadora ?

A ATR Incorporadora é especializada na gestão da qualidade, seleção de propriedades, gerenciamento de projetos, vendas e marketing no setor da construção civil.

Informações para a imprensa:

Daniela Licht ? Assessoria de Imprensa ATR Incorporadora

Contato: (41) 3019-9092 ou (41) 99228-9577

E-mail: daniela@basicacomunicacoes.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.