Embalagens a vácuo são utilizadas na conservação de diversos alimentos

Atibaia - SP--(DINO - 14 fev, 2017) - As embalagens a vácuo podem aumentar a vida útil de alimentos perecíveis, para um período 5 vezes maior do que o tempo de vida comum quando os mesmos são simplesmente refrigerados. O processo de embalagem a vácuo compreende a retirada do ar em contato com o alimento e selagem da embalagem, evitando assim a proliferação de organismos que dependem do oxigênio para sobreviver. Os produtos embalados desta maneira possuem ótima apresentação, facilitam a exposição e o manuseio sem riscos de contaminação, além de possuírem qualidade e características semelhantes do produto in natura. Com embalagens bem-feitas é possível até o aumento nas vendas do alimento.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

14 de fevereiro de 2017 | 18h06

Proprietários de supermercados, quitandas, padaria ou mercearias costumam ter dúvidas de quais os alimentos que podem ser embalados a vácuo sem prejuízo a sua integridade. Por não possuir adição de conservantes ou produtos químicos, quase todos os alimentos podem passar por este processo, mas para ajudar a esclarecer as dúvidas fizemos uma lista com os principais grupos alimentícios.

Grãos, Castanhas, Sementes e Cereais

No caso destes alimentos, costumam haver poucas dúvidas sobre a embalagem. Podem ser embalados in natura, triturados ou moídos, preservando o frescor, crocância e aroma por muito mais tempo do que em embalagens comuns. Abrir um pacote de café a vácuo, leva a imaginação do consumidor ao momento em que os grãos foram moídos graças ao odor inconfundível.

Frutas, verduras e legumes

Antes do embale destes produtos, é preciso levar em conta a textura e o formato das embalagens. Em alguns casos, fatiar os alimentos facilita o processo de embale e também a venda dos produtos. Descascar e embalar é lucrativo, uma forma de aumentar os rendimentos. Com a validade prolongada pelo vácuo, os estabelecimentos não perdem as mercadorias.

É preciso ficar atento a oxidação de algumas frutas, que se não forem mantidas em temperatura ideal ficarão com aparência ruim.

Carnes, Queijos e Embutidos

Como as embalagens a vácuo extingue o oxigênio, ela se torna ideal para o embale de carnes, queijos e embutidos devido ao controle microbiológico que retarda a deterioração e viscosidade. Se após a embalagem, os alimentos forem congelados o tempo de conservação será multiplicado.

De acordo com a empresa Everest Seladoras , as embalagens a vácuo requerem recipientes de plástico mais grosso, para evitar perfuração, e equipamento específico. "Para produzir boas embalagens é necessário a aquisição de máquinas seladoras , este tipo de equipamento suga o ar do saco plástico e faz a vedação em segundos. O essencial é não deixar entrar ar de jeito nenhum", explicam.

Website: http://www.everestseladoras.com.br/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.