Empreendedora faz sucesso com franquia no interior

São José Dos Campos - SP--(DINO - 21 fev, 2017) - Foi-se o tempo em que as oportunidades de negócio ficavam concentradas nas grandes capitais. As cidades do interior hoje apresentam grande potencial para empreendedores, sobretudo para aqueles que estão pensando em optar pelo franchising. O formato reduzido de microfranquias, que tem investimento inicial de até 80 mil, tem sido uma opção muito procurada.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

22 de fevereiro de 2017 | 14h42

Para se ter uma ideia, entre 2013 e 2016, o número de marcas que operam com microfranquias no país cresceu 45%, passando de 384 a 557, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Entre as razões deste crescimento estão os custos mais baixos de aluguel e mão de obra, além da baixa concorrência.

Para a advogada Patrícia Costa, agora dona de uma microfranquia da rede SUPERA Ginástica para o Cérebro em Xinguara (PA), estas vantagens somaram ao fato de o mercado de ginástica para o cérebro ser inovador e despertar a curiosidade do público. Todos estes ingredientes fizeram com que a unidade no interior do Pará se tornasse uma franquia de sucesso da rede.

O SUPERA Xinguara foi recorde absoluto em números de matrículas na inauguração, superando em 100% a meta estabelecida pelo franqueador e atingiu o ponto de equilíbrio com apenas seis meses de funcionamento. Tudo isso em um território com apenas 43 mil habitantes.

A empreendedora conta que a princípio ficou bastante insegura por ser um negócio diferente de tudo que já havia visto, e no final das contas, este acabou sendo o fator principal para o bom desempenho da franquia.

"Quando meu marido [Werlen] falou para mim da franquia, eu fiquei com medo por ser uma cidade pequena. Eu só passei a me sentir mais confiante depois de visitar a sede franqueadora em São José dos Campos (SP) e conhecer o negócio de perto. Quando voltei para Xinguara e passei a mostrar o material para os amigos e familiares, todo mundo achou legal e diferente. Tive muito apoio. O fato de ser uma coisa nova acabou sendo fundamental", conta Patrícia.

Mas em uma rede de franquias, o sucesso não vem sozinho. Embora o franqueador auxilie dando a "receita do bolo" e orientando o foco comercial, é necessário que o franqueado coloque as lições em prática. E Patrícia cumpriu a missão com maestria.

Para que os moradores de Xinguara tivessem interesse pelo curso de ginástica para o cérebro, eles precisavam saber da existência da nova escola na cidade. Então, antes de inaugurar a unidade, Patrícia apresentou a metodologia para o maior número pessoas que pôde.

"Se eu fosse no banco, por exemplo, já falava do SUPERA para a pessoa. Eu anotava o número de telefone, mandava vídeos que o franqueador disponibiliza? Coloquei toda a equipe focada em fazer ligações para os nossos convidados", lembra a gestora da franquia de sucesso, enfatizando que o foco e a resiliência são muito importantes para quem vai gerir um negócio. "Ainda que eu ouvisse um não, ao invés de desistir, eu tomava como um desafio para mim mesma".

Com isso, o fato de a unidade estar localizada em uma cidade pequena tornou-se um mero detalhe. Em menos de um ano de funcionamento, o casal de franqueados já ampliou o espaço físico da unidade, preparando-se para cumprir a meta do ano: dobrar o número de alunos.

MICROFRANQUIAS CRESCEM NO MERCADO

De acordo com estudo inédito divulgado em janeiro pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as marcas que oferecem o formato de microfranquia hoje representam 18% do franchising no Brasil.

Entre as redes que não possuem o modelo de negócio, 36% declaram que pretendem desenvolvê-lo nos próximos anos. Com isso, o ramo desponta como uma grande tendência no mercado.

Como vantagens para o franqueador, está o fato de empreender com uma marca já reconhecida pelo público, investimento reduzido em todos os aspectos: desde a equipe até a instalação e ponto comercial e ainda retorno financeiro mais rápido.

A Franquia SUPERA já realizou um estudo de geoprocessamento indicando as cidades com maior potencial para receber uma franquia de sucesso da marca no formato micro.

Para saber mais informações, basta acessar o site e preencher um formulário de contato.

Website: http://www.franquiaeducacional.com

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.