Emprego dos Sonhos: destaque-se utilizando essas 5 técnicas simples de design

Este conteúdo é uma comunicação empresarial

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

16 de março de 2017 | 12h16

Gold Coast, Austrália--(DINO - 08 mar, 2017) - Pode levar apenas 6 segundos para que recrutadores formem a primeira impressão e decidam se o seu currículo se adequa ou não a posição que eles estão oferecendo. Quando se trata de design existem ferramentas que você pode utilizar para ficar ainda mais profissional e fazer com que você seja notado. Desde um e-mail, cartões de visitas, um currículo essas dicas de design vão ajudá-lo a conseguir um emprego.

Fato é que todos nós temos que trabalhar para pagar nossas contas, e encontrar um emprego pode parecer quase que impossível principalmente em momentos de crise. Quanto mais pessoas desempregadas maior a concorrência para destacar-se na multidão. Sua experiência e formação desempenham o papel mais importante na busca pelo emprego, então essas características devem ser reforçadas usando as ferramentas certas de marketing pessoal.

Começando pelo mais importante, seu currículo?

O currículo é a ferramenta mais importante e fundamental para ajudá-lo a conquistar um emprego. A primeira impressão que um possível empregador terá de você é através do seu currículo. Pode ser a primeira e talvez única chance que você tem de chamar a atenção do recrutador, por isso informação e design devem ser da mais alta qualidade para despertar o interesse. O estilo do seu currículo depende não somente do tipo de trabalho que você está buscando mas também como você deseja apresentar suas habilidades, experiências e educação.

Um currículo cronológico é uma ótima forma de mostrar claramente a sua história de trabalho para potenciais empregadores. Esse tipo de currículo é o mais utilizado e mostra suas experiências numa de linha do tempo começando pelo emprego mais recente até o último que você queira citar. Se você foi promovido ao longo da carreira, permaneceu na mesma área ou os cargos exercidos vão de encontro com o que você está buscando esse modelo provavelmente é o que mais se adequa a você.

Não importa qual estilo de currículo você vai escolher lembre-se que qualidade é a chave.

Os recrutadores recebem centenas de currículos, portanto você deve garantir que as informações fornecidas são relevantes e que o currículo é visualmente atraente. Qualidade de um currículo significa títulos apropriados, fontes fáceis de ler, e em alguns casos cores e imagens. Você não precisa ser um designer profissional para criar um currículo desses, existem diversos modelos grátis, clique aqui para ver, que permitem que você crie seu próprio currículo em alta qualidade e com facilidade.

Cartões de visita

Você já criou seu currículo, então que tal adicionar às suas ferramentas de autopromoção um cartão de visita. Cartões de visita são uma forma eficaz em termos de custo e marketing pessoal criando um "call to action". Se você está participando de eventos e feiras para expandir seu networking você deve sempre levar seus cartões de visita no caso de encontrar alguém da sua área que possa te ajudar ou mesmo um potencial empregador. Cartões de visita funcionam como seu microcurrículo e também devem ter alta qualidade e um bom design. Confira o artigo Como criar um cartão de visitas impactante , para saber mais sobre esse assunto.

E-mail Header

Ou no velho e bom português imagem de cabeçalho para e-mail, sim aquela imagem que vai no topo do e-mail. Atualmente pouco usamos a carta de apresentação, uma carta geralmente anexada ao currículo onde o candidato fazia um resumo de si para o recrutador, porém a maneira mais comum para se candidatar à uma vaga hoje em dia é através do e-mail, e a mensagem que você vai enviar é a sua carta de apresentação, então é importante que você tire o maior proveito disso. Criar uma imagem de cabeçalho visualmente envolvente é uma forma de chamar a atenção do recrutador. Imagens de cabeçalho são uma ótima forma para te dar uma vantagem em relação aos demais candidatos mostrando toda sua criatividade antes mesmo de lerem o seu currículo. A finalidade do cabeçalho é chamar a atenção, então lembre-se de usar cores e mínimo de texto, veja alguns exemplos clicando aqui .

LinkedIn

O LinkedIn é atualmente reconhecido como a uma rede social de trabalho ou mesmo o "Facebook Profissional", no entanto sua finalidade não é socializar. Seu perfil do LinkedIn deve ser usado para promover sua carreira profissional e criar network ao invés de apenas socializar com colegas de trabalho. É uma ferramenta eficaz na busca pelo emprego, o Brasil é o terceiro maior mercado do LinkedIn com 23 milhões de usuários atrás apenas de EUA com 128 milhões e Índia com 35 milhões segundo dados divulgados pela própria empresa em 2016. Por isso é uma ferramenta valiosa na busca pelo emprego e depois da foto de perfil uma boa impressão é a imagem de capa. Muito parecido com a sua imagem de cabeçalho de e-mail você deve manter sua foto de capa do LinkedIn simples e concisa, mantendo o profissionalismo e qualidade de design. Você pode incluir uma imagem de você mesmo, seu nome, sua frase favorita, ou simplesmente uma imagem que te represente.

Hora de conseguir seu emprego!

Agora que você já conhece as técnicas de autopromoção para conseguir um emprego, a última coisa que você precisa trabalhar é você mesmo. Existem vários aspectos que podem ajudar ou dificultar suas chances na hora de conseguir um emprego. Não esqueça de fazer a lição de casa. Pesquise sobre a empresa e indústria que você está se candidatando, faça todas as perguntas necessárias e seja você mesmo. Você sabe que tem tudo o que precisa para conquistar o emprego que deseja, assim certifique-se que empregador perceba isso também.

Mas se você está se perguntando como seguir esses passos se você não tem nenhuma experiência em design ou artes gráficas, não se preocupe, existem no mercado ferramentas que te ajudam na construção da sua marca pessoal. Busque referências na internet e de profissionais da sua área que você segue, utilize plataformas como o Desygner que disponibiliza templates gratuitos de currículo e cartões de visita. Invista seu tempo no desenvolvimento da sua marca pessoal que é a marca mais valiosa do mundo para você.

Website: https://desygner.com/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.