
07 de fevereiro de 2017 | 18h10
Rúbia Mara, 27, jornalista, pesquisadora e diretora da Empresa Paralelo ? Arte de se Comunicar, a startups de comunicação em Cidade Tiradentes, diretora estadual de São Paulo da REAFRO (Rede de Afroeemprendedores do Brasil). Efetuou vários trabalhos ligados a cultura Afro-Brasileira e prestou serviços de assessoria de imprensa para a empresa Pestana - Arte Pela Igualdade e Mc"s de Funk, como Mc Kauan, atualmente é consultora de comunicação da Coaching Ana Minuto, Dois Africanos (participante do SuperStar) e Bolsas Regina especializada em mochila.
"Ter uma empresa inovadora para qualquer jovem empreendedor é um desafio, mas fazer isso no seu bairro e expandir para o São Paulo e extremamente gratificante" segundo Rúbia Mara a uma comparação com a Vale do Silício este momento na periferia de São Paulo onde jovens empresário como ela se arriscam com frequência e tem que ser mais criativos para lidar com as diversidades que aparecem. "Nossa gastronomia cresce quase que diariamente, temos uma praça com diversos tipos de lanches sem contar a quantidade lanchonetes que abre no bairro".
Ter perceptiva de mudança é o que esses empresários buscam diariamente, mas ter referência é o que faz toda a transformação. Por isto a agência tem um papel fundamental para esse momento de "crise no mercado" uma vez que lidar com a diversidade é a essência dessas empresas que movimentam em média de 100 mil por mês, dentro e fora bairro.
Em Cidade Tiradentes são empresários visionários que estão em um cenário de incertezas e buscam para mudar a realidade em sua volta. São em média, dois supermercados, 45 mercearias, 20 acadêmicas, 30 papelarias, 200 restaurantes, 400 cabeleiras além de produtoras cultural, voltada também para um público específico como a Funk TV e a Concreto Imagem Som (oriunda de dois bairros Cidade Tiradentes e Vila Albertina), mídia especializada no bairro CidTiradentes.com e a primeira agência de comunicação no qual nos trouxe esse olhar a Paralelo - Arte de se Comunicar.
Futebol, Funk e Rede Socais
Grande parte dos jovens da periferia (seja de São Paulo ou como o Brasil é do mundo) buscam mudar sua realidade buscando melhores qualidade de vida além é claro, da tão sonhada fama. Quem se destaque como por exemplo Dani Russo com seu canal de mais de 4 milhões de seguidores ou MC Kauan com mais de 7 anos de carreira no funk, com esse crescimento meteórico a grande mídia vem percebendo grandes transformação do comportamento do seu consumidor.
A visibilidade desses novos personagens move uma indústria de profissionais no qual o mercado tradicional dificilmente iria absorve. "Quando abrir a empresa de comunicação, no final da faculdade de jornalismo não sabia exatamente quem seria o nosso público alvo, mas de repente eles estavam em nossa volta se divertindo e movimentando a economia".
Como um ponto de interseção dessa "nova linguagem" algumas empresas se destacam neste novo cenário de startup sem contar a busca de profissional especializados como jornalistas, videomakers, produtores e entre outros; onde podem se definir o quando se consegue permanecer neste mercado. "O que nos diferencia do mercado é esse envolvimento com essa nova classe de artista, assim como eles não temos menos de nos arriscar, afinal lhe damos sempre com obstáculos e pessoas que muitas vezes intende ou não acredita que será possível o crescimento de nosso trabalho", afirma Rúbia Mara.
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