Escola de dança chega a São Paulo com proposta pedagógica inovadora

São Paulo, SP--(DINO - 21 fev, 2017) - Além de ser uma opção de lazer, a dança também é um mercado bastante promissor com várias oportunidades de atuação profissional. Sabendo disso, as ex-bailarinas profissionais Alessandra Herszkowicz e Camila Rapuano fundaram a http://ballocentrodedanca.com.br/ Bàllo Centro de Dança, localizada no bairro do Morumbi.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

22 de fevereiro de 2017 | 14h40

A Bàllo vem com dois objetivos: aproximar a dança da vida comum e formar profissionais para esta área tão pouco explorada no Brasil. "Nossa intenção é valorizar a dança no âmbito amador e, principalmente, no âmbito profissional", explica Camila, que possui pós-graduação em Business Administration pelo Insper e é bailarina formada pela Royal Academy of Dancing.

Instalado num espaço de 500 metros quadrados, próximo ao Estádio do Morumbi, a Bàllo oferece infraestrutura completa, contando com vestiários, área de estudo, consultório nutricional e psicológico, café e brinquedoteca, além de cinco salas de aula, sendo uma delas de tamanho profissional e outra equipada para sessões de preparação física individual.

A infraestrutura oferecida pelo Centro de Dança vem atender às necessidades de sua linha de ensino.

"A dança deve ser ensinada com responsabilidade", reforça Camila. "Nossa forma de ensino apoia-se no conceito, há muito tempo utilizado na formação profissional de atletas, que respeita os três pilares de saúde: físico, mental e nutricional".

Isso faz parte do trabalho de Salete Coelho, responsável pelo setor de preparação física. "Nosso objetivo é preparar, prevenir e melhorar a performance dos bailarinos, controlando as cargas de treinamento e aplicando uma metodologia embasada cientificamente, com foco na saúde dos alunos", explica a preparadora física.

Além de danças tradicionais, como o ballet clássico, a Bàllo também oferece aulas de danças urbanas, dança de salão, teatro musical e canto. Além disso, são oferecidas aulas de yoga, mat pilates e ballet fitness. "Será um espaço dedicado a todo tipo de pessoas, desde profissionais de dança até quem esteja em busca de aulas por lazer, mas preocupados com a saúde", afirma Camila.

Curso de formação profissional em dança

A grande novidade da Bàllo é o curso de formação profissional em dança, previsto para começar em fevereiro de 2018. O projeto pedagógico é coordenado por Simone Ferro, ex-bailarina e atual diretora de pós-graduação da faculdade de dança da University of Wisconsin Milwaukee.

Baseado nos modelos de formação artística dos EUA e da Europa, o plano pedagógico, com duração de quatro anos, seguirá rigorosos parâmetros pedagógicos usados por entidades internacionais.

O curso será destinado a adolescentes que buscam uma formação profissional e multidisciplinar na área. As disciplinas abordarão técnicas de dança clássica e contemporânea, preparação física e até história da dança, canto, iluminação cenográfica e produção cultural.

"Somente uma formação multidisciplinar bem equilibrada e especialmente desenhada para artistas de alto nível é capaz de treinar bailarinos profissionais versáteis, sofisticados e inteligentes, habilitados a enfrentar as demandas físicas e artísticas da dança mundial", explica Simone.

"A partir dos 17 e 18 anos, ao mesmo tempo em que estarão finalizando o nosso curso e o ensino médio, os alunos já estarão aptos para atuar profissionalmente em qualquer carreira ligada à dança", afirma Alessandra, outra sócia do empreendimento.

Segundo Alessandra, que é empresária na área de produção cultural e ex-bailarina profissional formada pela University of Iowa com vasta experiência em companhias dos EUA e da Europa, o objetivo da Bàllo é proporcionar, além de qualificação técnica e artística, garantir a saúde física e psicológica dos alunos.

"O mercado da dança é cheio de oportunidades pouco exploradas no Brasil", reforça Alessandra. "A Bàllo vem para apresentar todo este universo aos pais e alunos, de forma que eles possam escolher, além da profissão de bailarino, diversas outras áreas possíveis na dança".

Sobre a Bàllo

A Bàllo Centro de Dança e a Bàllo Formação Profissional em Dança chegam para aproximar a dança da vida comum, utilizando da diversidade desse mundo artístico para criar uma ponte entre a dança profissional e a de lazer.

Voltada para profissionais e também para quem busca a dança como fonte de lazer e qualidade de vida, a escola oferece várias modalidades e conta com profissionais altamente capacitados que buscam respeitar o indivíduo e sua realidade.

Localização: Avenida Jorge João Saad, 1018, próximo ao estádio do Morumbi.

www.ballocentrodedanca.com.br

Tel.: (11) 3501-1655

Inauguração: 14 de fevereiro de 2017

Previsão de início das aulas de formação profissional em dança: Fevereiro de 2018

Website: https://ballocentrodedanca.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.