
13 de fevereiro de 2017 | 11h16
Neste ano haverá mais uma reforma política, mas a tendência de encurtar o período eleitoral deve seguir. Em países como Portugal, Espanha e França, o período eleitoral oficial fica próximo de 15 dias.
Com pouco tempo e pouco dinheiro para financiar militantes e publicidade, a comunicação precisa ser feita de forma profissional e permanente, construindo a reputação do mandato ou da gestão perante os eleitores, permitindo aos candidatos e equipes um melhor desempenho do período eleitoral.
Por esse motivo, Marcelo Vitorino, profissional de comunicação e marketing digital pioneiro em campanhas eleitorais digitais no Brasil, estruturou o primeiro programa Master Class de comunicação e marketing político digital do Brasil, certificado pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), uma das mais reconhecidas instituições educacionais focadas no marketing e na educação profissional no país.
Como funciona o Master Class de comunicação e marketing político digital
O programa reúne cursos com conteúdos distintos e complementares. Durante quatro sábados, o aluno tem contato com um conteúdo inovador, que apresenta todos os aspectos do meio político: a campanha, o mandato, a comunicação de governo e as estratégias de conteúdo interdisciplinar.
Os encontros são divididos em quatro meses (abril, maio, agosto e novembro), acontecem sempre das 8h30 às 17h30, na unidade de pós-graduação da ESPM, em São Paulo (Vila Mariana), e contam com conteúdos adicionais em uma plataforma on-line para que os alunos melhorem o aproveitamento do tempo em sala de aula, possibilitando também o relacionamento com outros profissionais do meio.
A experiência do professor Marcelo Vitorino
Todo o conteúdo do programa foi montado com base em situações reais de campo, com estratégias que resultaram em êxitos e fracassos, o que reduz consideravelmente a curva de aprendizado dos alunos.
Marcelo Vitorino começou a trabalhar na área por volta do ano 2000, primeiro como militante, depois como parte do operacional de segmentos e na estratégia de mobilização de militantes. Em 2008, fez sua primeira campanha digital, a de Gilberto Kassab, para prefeitura de São Paulo.
Com o conhecimento acumulado com as campanhas de rua, tornou-se referência no uso de internet com finalidade eleitoral, somando o tripé de conhecimento (política, comunicação e tecnologia) para produzir resultados dentro e fora da internet.
Trabalhou em campanhas digitais para muitos partidos e pleitos. Como, por exemplo, a do deputado federal por São Paulo, Rodrigo Garcia, com mais de 200 mil votos. Atuou em campanhas dos governadores Camilo Santana (Ceará), Confúcio Moura (Rondônia) e Raimundo Colombo (Santa Catarina). Coordenou áreas da campanha de José Serra, para a presidência da república, em 2010.
Em 2016 lançou um curso on-line para profissionais de marketing e comunicação político/eleitoral, deu treinamentos para militâncias de diversos partidos e esteve envolvido em campanhas em várias cidades. Dentre elas, destaque para a de Marcelo Crivella, para a prefeitura do Rio de Janeiro. Mais detalhes podem ser lidos em um artigo publicado no seu perfil no Linkedin (https://goo.gl/H2KLXS).
Os cursos que compõem o Master Class de comunicação e marketing político digital
No Master Class, há um curso em que o aluno terá acesso as estratégias usadas em campanhas grandes e pequenas, o "Inovação em campanhas eleitorais: 2018 começou", que acontece dia 8 de abril. Nele, são explorados os principais componentes de uma campanha digital eficiente, que objetiva o voto e não apenas o desempenho na web.
Em outro sábado, no dia 20 de maio, haverá o curso "Inovação em Estratégias de Comunicação e Marketing para mandato político", com foco na comunicação de mandato. Período curto eleitoral demanda exposição a todo momento e o mandato faz parte disso. A maioria dos políticos, desperdiça o tempo que tem para se comunicar e coletar dados de militantes. Neste dia você aprenderá como tirar o máximo da comunicação do mandato.
No dia 19 de agosto, há outro curso que compõe o Master Class, o "E-gov ? Como posicionar governos e instituições na Internet". Este é ideal para quem está atuando com políticos que ocupam posições em órgãos do executivo, como secretarias, ministérios e autarquias. O curso também prepara o aluno para posicionar corretamente as instituições, promovendo relacionamento com públicos de interesse e reduzindo crises de imagem nas gestões.
Finalizando o Master Class, há o curso "Inovação em Estratégias e planejamento de conteúdo para comunicação política", no dia 11 de novembro. Conteúdo essencial para planejar corretamente a estratégia de comunicação política. Isto é: saber o que distribuir, como distribuir, para quem, quando e com que frequência e finalidade. Nesta aula, o objetivo é definir a imagem alvo, alinhada aos arquétipos culturais respectivos aos objetivos da comunicação. Não se trata apenas de campanha, mas sim da comunicação em todos os aspectos da vida pública.
Saiba mais:
Acesse o link do Master Class, no site da ESPM, e inscreva-se agora: http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/master-class-de-marketing-politico-da-campanha-ao-mandato
Investimento: 6 parcelas no cartão de crédito de R$ 400,00
Carga horária: 32 horas presenciais, 8 horas online
Local: ESPM ? Vila Mariana ? São Paulo/SP
Datas: 8 de abril; 20 de maio; 18 de agosto e 11 de novembro (sempre aos sábados)
Horário: das 8h30 às 17h30
Detalhes da ementa e inscrições: http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/master-class-de-marketing-politico-da-campanha-ao-mandato
Website: http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/master-class-de-marketing-politico-da-campanha-ao-mandato
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.