ESPM lança primeiro programa Master Class de comunicação e marketing político do Brasil

São Paulo - SP--(DINO - 13 fev, 2017) - As eleições de 2016 provaram que as campanhas brasileiras nunca mais serão as mesmas. Políticos pouco conhecidos ou com pouca tradição tiveram espaço, ao mesmo tempo que medalhões ficaram de fora em um ano atípico, com muito menos tempo e recursos para comunicar propostas aos eleitores.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

13 de fevereiro de 2017 | 11h16

Neste ano haverá mais uma reforma política, mas a tendência de encurtar o período eleitoral deve seguir. Em países como Portugal, Espanha e França, o período eleitoral oficial fica próximo de 15 dias.

Com pouco tempo e pouco dinheiro para financiar militantes e publicidade, a comunicação precisa ser feita de forma profissional e permanente, construindo a reputação do mandato ou da gestão perante os eleitores, permitindo aos candidatos e equipes um melhor desempenho do período eleitoral.

Por esse motivo, Marcelo Vitorino, profissional de comunicação e marketing digital pioneiro em campanhas eleitorais digitais no Brasil, estruturou o primeiro programa Master Class de comunicação e marketing político digital do Brasil, certificado pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), uma das mais reconhecidas instituições educacionais focadas no marketing e na educação profissional no país.

Como funciona o Master Class de comunicação e marketing político digital

O programa reúne cursos com conteúdos distintos e complementares. Durante quatro sábados, o aluno tem contato com um conteúdo inovador, que apresenta todos os aspectos do meio político: a campanha, o mandato, a comunicação de governo e as estratégias de conteúdo interdisciplinar.

Os encontros são divididos em quatro meses (abril, maio, agosto e novembro), acontecem sempre das 8h30 às 17h30, na unidade de pós-graduação da ESPM, em São Paulo (Vila Mariana), e contam com conteúdos adicionais em uma plataforma on-line para que os alunos melhorem o aproveitamento do tempo em sala de aula, possibilitando também o relacionamento com outros profissionais do meio.

A experiência do professor Marcelo Vitorino

Todo o conteúdo do programa foi montado com base em situações reais de campo, com estratégias que resultaram em êxitos e fracassos, o que reduz consideravelmente a curva de aprendizado dos alunos.

Marcelo Vitorino começou a trabalhar na área por volta do ano 2000, primeiro como militante, depois como parte do operacional de segmentos e na estratégia de mobilização de militantes. Em 2008, fez sua primeira campanha digital, a de Gilberto Kassab, para prefeitura de São Paulo.

Com o conhecimento acumulado com as campanhas de rua, tornou-se referência no uso de internet com finalidade eleitoral, somando o tripé de conhecimento (política, comunicação e tecnologia) para produzir resultados dentro e fora da internet.

Trabalhou em campanhas digitais para muitos partidos e pleitos. Como, por exemplo, a do deputado federal por São Paulo, Rodrigo Garcia, com mais de 200 mil votos. Atuou em campanhas dos governadores Camilo Santana (Ceará), Confúcio Moura (Rondônia) e Raimundo Colombo (Santa Catarina). Coordenou áreas da campanha de José Serra, para a presidência da república, em 2010.

Em 2016 lançou um curso on-line para profissionais de marketing e comunicação político/eleitoral, deu treinamentos para militâncias de diversos partidos e esteve envolvido em campanhas em várias cidades. Dentre elas, destaque para a de Marcelo Crivella, para a prefeitura do Rio de Janeiro. Mais detalhes podem ser lidos em um artigo publicado no seu perfil no Linkedin (https://goo.gl/H2KLXS).

Os cursos que compõem o Master Class de comunicação e marketing político digital

No Master Class, há um curso em que o aluno terá acesso as estratégias usadas em campanhas grandes e pequenas, o "Inovação em campanhas eleitorais: 2018 começou", que acontece dia 8 de abril. Nele, são explorados os principais componentes de uma campanha digital eficiente, que objetiva o voto e não apenas o desempenho na web.

Em outro sábado, no dia 20 de maio, haverá o curso "Inovação em Estratégias de Comunicação e Marketing para mandato político", com foco na comunicação de mandato. Período curto eleitoral demanda exposição a todo momento e o mandato faz parte disso. A maioria dos políticos, desperdiça o tempo que tem para se comunicar e coletar dados de militantes. Neste dia você aprenderá como tirar o máximo da comunicação do mandato.

No dia 19 de agosto, há outro curso que compõe o Master Class, o "E-gov ? Como posicionar governos e instituições na Internet". Este é ideal para quem está atuando com políticos que ocupam posições em órgãos do executivo, como secretarias, ministérios e autarquias. O curso também prepara o aluno para posicionar corretamente as instituições, promovendo relacionamento com públicos de interesse e reduzindo crises de imagem nas gestões.

Finalizando o Master Class, há o curso "Inovação em Estratégias e planejamento de conteúdo para comunicação política", no dia 11 de novembro. Conteúdo essencial para planejar corretamente a estratégia de comunicação política. Isto é: saber o que distribuir, como distribuir, para quem, quando e com que frequência e finalidade. Nesta aula, o objetivo é definir a imagem alvo, alinhada aos arquétipos culturais respectivos aos objetivos da comunicação. Não se trata apenas de campanha, mas sim da comunicação em todos os aspectos da vida pública.

Saiba mais:

Acesse o link do Master Class, no site da ESPM, e inscreva-se agora: http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/master-class-de-marketing-politico-da-campanha-ao-mandato

Investimento: 6 parcelas no cartão de crédito de R$ 400,00

Carga horária: 32 horas presenciais, 8 horas online

Local: ESPM ? Vila Mariana ? São Paulo/SP

Datas: 8 de abril; 20 de maio; 18 de agosto e 11 de novembro (sempre aos sábados)

Horário: das 8h30 às 17h30

Detalhes da ementa e inscrições: http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/master-class-de-marketing-politico-da-campanha-ao-mandato

Website: http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/master-class-de-marketing-politico-da-campanha-ao-mandato

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