Existe luz no fim do túnel? Eventos internacionais da indústria tuneleira vão movimentar a engenharia brasileira no início de abril

(DINO - 17 fev, 2017) - De 3 a 6 de abril, São Paulo será sede dos mais importantes eventos da área de túneis da América Latina. Realizados simultaneamente, o 4º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas, o Seminário Internacional Latin American Tuneling - LAT 2017, e o 9th International Symposium on Geothecnical Aspects of Underground Construction in Soft Ground- TC-204 ISSMGE (9º Simpósio Internacional de Aspectos Geotécnicos da Construção Subterrânea em solos brandos) vão reunir mais de 500 participantes brasileiros e estrangeiros no Centro de Convenções Rebouças, para discussão de temas fundamentais desse importante segmento da construção.Serão apresentados estudos de casos e pesquisas nas áreas de projetos, construção, manutenção e operação de túneis.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

17 de fevereiro de 2017 | 10h22

Além de trabalhos técnicos do Brasil e da América Latina, serão proferidas conferências de especialistas consagrados do Brasil e do exterior, exposição de produtos, serviços, equipamentos e visitas técnicas.

Nos dois dias que antecedem a abertura oficial do evento (31 de março e 1 de abril), um curso de atualização e aperfeiçoamento na área de túneis,ministrado por profissionais brasileiros e estrangeiros,mobilizará a comunidade técnica.

A palestra magna será ministrada no dia 3 de abril, pelo engenheiro André Pacheco Assis, professor da Universidade de Brasília e ex-presidente da Associação Brasileira de Mecânica de Solos (ABMS) e da Associação internacional de túneis. Ele vai falar sobre os caminhos da engenharia de túneis nos últimos 20 anos e o futuro da engenharia de túneis no Brasil. Em seguida coordenará mesa redonda sobre o tema na qual estarão presentes importantes representantes da indústria tuneleira.

"Na realidade, essa pauta será a espinha dorsal de todo o evento, nas mesas redondas, nos debates, nas palestras mesmo que indiretamente", observa Hugo Rocha, da comissão organizadora do congresso. "Neste momento de nosso país não há como fugir dessa discussão, que envolve não só a engenharia de túneis, mas a engenharia brasileira como um todo", diz ele.

"Os eventos mostrarão as melhores práticas realizadas no mundo, com especialistas que vão apresentar projetos brasileiros premiados mundialmente", reforça Hugo.

No congresso serão destaques temas como Planejamento Urbano e Uso do Espaço Subterrâneo, Túneis Convencionais, Túneis Mecanizados, Contratos, Seguros e Gestão de Riscos no Brasil e no Exterior, Interferências e Interação de Túneis com Edifícios e Estruturas Subterrâneas, Escavações Subterrâneas em Mineração, Óleo e Gás, Meio Ambiente e Obras Subterrâneas,uso de BIM em projetos subterrâneos (Building Information Modelling), Suporte, Revestimentos e Materiais,Condicionamento de Maciços,Impermeabilização, Novas Tecnologias em obras subterrâneas, entre outros.

Convidados Internacionais

Entre os convidados internacionais estão confirmados Han Admiraal, da Holanda, que vai falar sobre o Uso do Espaço Subterrâneo e Soren Degn Eskesen, da Dinamarca, que conduzirá a apresentação sobre gestão de riscos em espaço subterrâneos eErling Nordlund, da Suécia, que falará sobre mineração.

O professor Hirokazu Akagi falará sobre Construções Subterrâneas no Japão;o professor Chumgsik Yoo, da Coréia fará uma apresentação sobre Mega Projetos da Ásia. Roberto Gonzales Izquierdo, do México, apresentará um panorama das obras subterrâneas naquele país; Robert Galler vai contar sua experiência em Práticas contratuais na Áustria; enquanto Andrés Marulanda apresentará as práticas contratuais da Colômbia.

Um destaque especial será a apresentação de Túneis Convencionais pelo presidente da International Tunneling Underground Space Association (ITA), o brasileiro professor Tarcisio B. Celestino. O engenheiro Julio Perri, da Odebrecht, fará uma palestra sobre a tecnologia do sistema de escavação utilizado na Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que recebeu em novembro do ano passado a premiação máxima de túneis no mundo, a ITA Tunneling Awards.

Outros projetos importantes para o Brasil, a Serra do Cafezal, em São Paulo,e o Porto Maravilha, no Rio, também fazem parte da programação.

Uma exposição de equipamentos, produtos, tecnologias e serviços direcionados à indústria tuneleira completará o cenário que será palco para atualizações técnicas, apresentações acadêmicas, troca de experiências e bons negócios.

As inscrições estão abertas no site:http://4cbt.tuneis.com.br/

Agende-se:

4ºCongresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas

Seminário Internacional Latin American Tunneling Lat 2017

9th International Symposium on Geothecnical Aspects of Underground Construction in Soft Ground- TC-204 ISSMGE

Data: 3 a 6 de abril de 2017

Local: Centro de Convenções Rebouças

Endereço: Av. Rebouças, 600. (Entrada para pedestres pela Av. Dr Enéas de Carvalho Aguiar, 23)

http://4cbt.tuneis.com.br/

Cursos Pré Congresso

31 de março e 1 de abril

Das 8h às 18h30

Meliá Paulista Business Convention

Av. Paulista 2181 Consolação

http://4cbt.tuneis.com.br/cursos.php

Informações para a Imprensa

Timepress Comunicação e Conteúdo

(11) 5585 9787

Cristina Bighetti cristina@timepress.com.br(11) 991196029

Santelmo Camilo santelmo@timepress.com.br

Marina Ferreira marina@timepress.com.br(11) 993270089

www.timepress.com.br

www.facebook.com/timepresscomunicacao

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.