Feliz Ômega-3! Salmão é escolha certa para levar um ano mais saudável e saboroso

(DINO - 24 jan, 2017) - Novo ano, vida nova! Pode soar clichê, mas a verdade é que o recomeço é sempre uma excelente motivação para rever e corrigir hábitos em busca de mais qualidade. Uma destas mudanças "do bem" deve ser na alimentação, que pode contar com alimentos não apenas saborosos, mas também surpreendentes por suas qualidades nutritivas, como o salmão.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

24 de janeiro de 2017 | 18h07

Bastante conhecido por sua bela cor e textura suculenta, o pescado conta com uma vantagem nutricional incontestável: o renomado Ômega-3. Carinhosamente chamado de "gordura do bem", o ácido-graxo atua no fortalecimento do organismo e ajuda a defender o organismo humano de uma série de complicações graves à saúde.

O mais importante é saber que a rica substância não é produzida pelo corpo de forma natural, por isso o consumo dos alimentos prestigiados por sua presença torna-se indispensável para o aproveitamento dos benefícios ímpares deste verdadeiro "elixir do bem-estar", que atua de diferentes formas:

? Ajuda a preservar a flexibilidade das artérias e da força do músculo cardíaco, reduzindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

? Estimula a criação de colágeno no corpo, proteína que auxilia no combate à flacidez e torna a pele mais firme e viçosa.

? Auxilia na redução da pressão arterial.

? Ajuda a reduzir o risco de disfunções neurológicas, como a depressão, o mal de Alzheimer e outras apoplexias.

? Atua na melhoria da agilidade mental e a memória.

? Estimula a produção de serotonina, substância diretamente relacionada ao equilíbrio do humor.

? Ajuda a promover a resposta do organismo à insulina e estimula a secreção de Leptina, hormônio que ajuda a regular a ingestão de alimentos, como também o peso e o metabolismo.

? Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol "bom" e "ruim".

? No período de gestação, a gordura ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê.

? Por suas propriedades anti-inflamatórias, auxilia no tratamento de algumas dores crônicas.

? Auxilia na prevenção do envelhecimento.

Além de todos os benefícios nutricionais proporcionados pelo Ômega-3, o salmão é superversátil e fácil de preparar, características ideais para quem deseja renovar o cardápio sem abrir mão da praticidade. "Excelente para preparar receitas levinhas e saborosas, o salmão vai ser o ingrediente certo para zerar os hábitos alimentares e levar um ano com mais consciência alimentar e disposição.", comenta Melanie Whatmore, da Associação Salmón de Chile, que promove o consumo do pescado chileno no Brasil.

Para seguir o conselho direitinho, a dica é seguir a receita abaixo e dar as boas-vindas a um 2017 bem saudável!

CIABATTA DE SALMÃO E PEPERONATA

Ingredientes:

4 pães tipo ciabatta ou italiano

450 gramas de filé de Salmón de Chile sem pele

1 colher de sopa de endro (dill)

4 colheres de sopa de mostarda forte

2 xícaras de folhas de rúcula

2 cebolas cortadas em rodelas finas

Gotas de vinagre de vinho

4 pimentões vermelhos

4 colheres de sopa de azeite de oliva

1 dente de alho triturado

1 colher de sopa de salsinha picada

Modo de Preparo:

Temperar o salmão com o suco de limão e cobri-lo por completo com o endro. Envolvê-lo com filme plástico e deixar descansando por 1 hora a temperatura muito fria (até o ponto em que o salmão esteja quase congelado). Retirar o salmão da geladeira e, sobre uma tábua, cortá-lo em fatias bem finas, em diagonal. Colocá-las ordenadamente sobre um prato e mantê-las a baixa temperatura. Queimar os pimentões vermelhos diretamente sobre a chama do fogão ou sobre uma grelha, para dourar e soltar a pele. Uma vez assados, retire a pele, esfregando os pimentões com as mãos e com a ajuda de uma luva de borracha. Aquecer 2 colheres de sopa de azeite de oliva em uma frigideira a fogo alto, e dourar o dente de alho triturado por 1 minuto. Depois, acrescentar os pimentões e refogá-los por 3 minutos dos dois lados, para que amoleçam e dourem. Enquanto isso, colocar o sal, a pimenta e finalmente a salsinha picada. Apagar o fogo e reservar. Cortar a cebola em anéis finos. Em uma frigideira, aquecer 2 colheres de sopa de azeite de oliva, e dourar a cebola por 5 minutos a fogo médio-alto. Acrescentar gotas de vinagre, e refogar por mais 1 minuto. Temperar com sal e pimenta e retirar do fogo. Reservar. Cortar o pão ciabatta, untar os dois lados com mostarda forte. Cobrir a base do pão com rúcula, salmão em lâminas finas, cebolas assadas e peperonata.

Pronto! Agora é só servir.

Salmón de Chile

De uma parceria entre ProChile ? Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile ? e a indústria de salmão chilena, nasce, em 2012, a associação Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A associação tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores. http://www.salmondechile.com/pt

Selo de Origem Salmón de Chile

O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.

Informações à imprensa: CH2A Comunicação

Diretora: Alessandra Battochio Casolato ? alessandra.casolato@ch2a.com.br

Coordenadora: Magaly Corgosinho ? coordenadoria@ch2a.com.br

Atendimento: Débora Rodrigues ? atendimento2@ch2a.com.br

Tel.: +55 11 3253.7052 | +55 11 9 9239 0569

Website: http://www.salmondechile.com/pt

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.