24 de janeiro de 2017 | 18h07
Bastante conhecido por sua bela cor e textura suculenta, o pescado conta com uma vantagem nutricional incontestável: o renomado Ômega-3. Carinhosamente chamado de "gordura do bem", o ácido-graxo atua no fortalecimento do organismo e ajuda a defender o organismo humano de uma série de complicações graves à saúde.
O mais importante é saber que a rica substância não é produzida pelo corpo de forma natural, por isso o consumo dos alimentos prestigiados por sua presença torna-se indispensável para o aproveitamento dos benefícios ímpares deste verdadeiro "elixir do bem-estar", que atua de diferentes formas:
? Ajuda a preservar a flexibilidade das artérias e da força do músculo cardíaco, reduzindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
? Estimula a criação de colágeno no corpo, proteína que auxilia no combate à flacidez e torna a pele mais firme e viçosa.
? Auxilia na redução da pressão arterial.
? Ajuda a reduzir o risco de disfunções neurológicas, como a depressão, o mal de Alzheimer e outras apoplexias.
? Atua na melhoria da agilidade mental e a memória.
? Estimula a produção de serotonina, substância diretamente relacionada ao equilíbrio do humor.
? Ajuda a promover a resposta do organismo à insulina e estimula a secreção de Leptina, hormônio que ajuda a regular a ingestão de alimentos, como também o peso e o metabolismo.
? Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol "bom" e "ruim".
? No período de gestação, a gordura ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê.
? Por suas propriedades anti-inflamatórias, auxilia no tratamento de algumas dores crônicas.
? Auxilia na prevenção do envelhecimento.
Além de todos os benefícios nutricionais proporcionados pelo Ômega-3, o salmão é superversátil e fácil de preparar, características ideais para quem deseja renovar o cardápio sem abrir mão da praticidade. "Excelente para preparar receitas levinhas e saborosas, o salmão vai ser o ingrediente certo para zerar os hábitos alimentares e levar um ano com mais consciência alimentar e disposição.", comenta Melanie Whatmore, da Associação Salmón de Chile, que promove o consumo do pescado chileno no Brasil.
Para seguir o conselho direitinho, a dica é seguir a receita abaixo e dar as boas-vindas a um 2017 bem saudável!
CIABATTA DE SALMÃO E PEPERONATA
Ingredientes:
4 pães tipo ciabatta ou italiano
450 gramas de filé de Salmón de Chile sem pele
1 colher de sopa de endro (dill)
4 colheres de sopa de mostarda forte
2 xícaras de folhas de rúcula
2 cebolas cortadas em rodelas finas
Gotas de vinagre de vinho
4 pimentões vermelhos
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho triturado
1 colher de sopa de salsinha picada
Modo de Preparo:
Temperar o salmão com o suco de limão e cobri-lo por completo com o endro. Envolvê-lo com filme plástico e deixar descansando por 1 hora a temperatura muito fria (até o ponto em que o salmão esteja quase congelado). Retirar o salmão da geladeira e, sobre uma tábua, cortá-lo em fatias bem finas, em diagonal. Colocá-las ordenadamente sobre um prato e mantê-las a baixa temperatura. Queimar os pimentões vermelhos diretamente sobre a chama do fogão ou sobre uma grelha, para dourar e soltar a pele. Uma vez assados, retire a pele, esfregando os pimentões com as mãos e com a ajuda de uma luva de borracha. Aquecer 2 colheres de sopa de azeite de oliva em uma frigideira a fogo alto, e dourar o dente de alho triturado por 1 minuto. Depois, acrescentar os pimentões e refogá-los por 3 minutos dos dois lados, para que amoleçam e dourem. Enquanto isso, colocar o sal, a pimenta e finalmente a salsinha picada. Apagar o fogo e reservar. Cortar a cebola em anéis finos. Em uma frigideira, aquecer 2 colheres de sopa de azeite de oliva, e dourar a cebola por 5 minutos a fogo médio-alto. Acrescentar gotas de vinagre, e refogar por mais 1 minuto. Temperar com sal e pimenta e retirar do fogo. Reservar. Cortar o pão ciabatta, untar os dois lados com mostarda forte. Cobrir a base do pão com rúcula, salmão em lâminas finas, cebolas assadas e peperonata.
Pronto! Agora é só servir.
Salmón de Chile
De uma parceria entre ProChile ? Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile ? e a indústria de salmão chilena, nasce, em 2012, a associação Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A associação tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores. http://www.salmondechile.com/pt
Selo de Origem Salmón de Chile
O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.
Informações à imprensa: CH2A Comunicação
Diretora: Alessandra Battochio Casolato ? alessandra.casolato@ch2a.com.br
Coordenadora: Magaly Corgosinho ? coordenadoria@ch2a.com.br
Atendimento: Débora Rodrigues ? atendimento2@ch2a.com.br
Tel.: +55 11 3253.7052 | +55 11 9 9239 0569
Website: http://www.salmondechile.com/pt
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.