Fortes chuvas de verão aumentam o número de entupimentos residenciais

Atibaia-SP--(DINO - 18 jan, 2017) - O verão no Brasil é marcado por fortes chuvas e suas consequências como alagamentos, deslizamentos, enchentes e alguns problemas menores como entupimentos de encanamentos e esgoto residenciais. A principal causa desses últimos problemas é a conexão incorreta entre as redes pluvial e de esgoto, com o aumento do volume de água, a rede residencial não consegue dar vazão a tudo que recebe e ocorrem os vazamentos e retorno de dejetos.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

18 de janeiro de 2017 | 18h38

É proibido por lei lançar água pluvial em redes de esgoto, não somente por problemas residenciais como urbanos, pois pode causar entupimentos e refluxos em vias públicas, além de originar danos nas estações de tratamento de esgoto. Para evitar multas e problemas em sua residência, é necessário a construção de dois caminhos separados, o de esgoto deverá receber apenas resíduos provenientes do vaso sanitário, chuveiro, pias, tanques, e o conteúdo será enviado para tratamento; o segundo encanamento será responsável pela captação de águas pluviais e derivadas de ralos e calhas, e todo o seu volume será destinado a córregos, rios ou piscinões.

Mesmo com as instalações corretas, é comum que nessa época do ano aumente a incidência de entupimentos, já que o excesso de água pode ser responsável também pelo carregamento de detritos para os encanamentos. Mantenha a entrada de calhas e encanamentos limpas, a falta de higiene nessas áreas pode causar grandes transtornos em toda a região, uma vez que a rede de esgoto urbana é interligada a todas as residências e comércios da área.

Outro cuidado que também auxilia a prevenção de entupimentos é não descartar objetos nas tubulações. Restos de comida, bituca de cigarro, óleo, papel higiênico e outros detritos podem parecer inofensivos, mas o seu acúmulo com o tempo pode ser decisivo para o entupimento. A prática ainda causa danos públicos, em um estudo divulgado pela Sabesp, mais de duas toneladas de lixo chegam a cada uma de suas unidades de tratamento mensalmente, causando gastos ainda maiores a empresa e consequentemente aos consumidores.

Caso o problema já esteja acontecendo, o mais adequado é utilizar equipamentos profissionais na limpeza dos encanamentos, soluções caseiras podem provocar danos ainda maiores. A Alkamac oferece diversas soluções aos seus clientes com máquinas desentupidoras de grande porte e residenciais , confira a melhor opção para você e não tenha mais dor de cabeça.

Website: https://www.alkamac.com.br/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.