Gestão de relacionamento é uma das principais estratégias corporativas para os próximos anos

Belo Horizonte, MG--(DINO - 09 mar, 2017) - Mais do que fazer negócios, hoje em dia, as empresas têm aprendido a importância de "plantar relacionamentos". Os clientes não buscam somente ser bem atendidos, mas também uma marca com quem possam se relacionar de maneira eficaz.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

09 de março de 2017 | 11h22

E um dos primeiros passos de uma estratégia para conseguir conquistar esse consumidor é a implantação de processos de CRM (Client Relationship Management, da sigla em inglês). Nada mais é do que a gestão de relacionamento com clientes.

Isso significa não somente atrair um público novo, mas manter sua fidelidade. O problema, como apontam as estatísticas, é que, embora seja até sete vezes mais caro para uma empresa conseguir um novo consumidor do que manter um, 89% dos clientes dizem parar de comprar algo por mau atendimento.

Silvio César de Oliveira, CEO da Wiki Consultoria, empresa especialista em gestão comercial, conta que, na prática, empreendimentos e vendedores que cuidam dos seus relacionamentos com seus clientes gastarão menos com marketing. E eles não farão vendas pontuais, mas sim constantes.

"Além de continuarem a vender para essas mesmas pessoas, ainda serão indicados para novos clientes. Assim, gestão de relacionamento não é apenas uma boa prática, mas sim uma das principais estratégias corporativas para os próximos anos", antecipa o gestor.

Má gestão de relacionamento tem consequências graves

Para 70% dos consumidores, suas experiências de compra são baseadas em como eles foram tratados, como aponta um estudo da McKinsey. Outra pesquisa já mostra que 55% desses clientes afirmam que preferem pagar mais para ter uma experiência mais positiva.

Isso tudo pode acabar virando uma recomendação negativa, explica o CEO da Wiki Consultoria, Silvio César de Oliveira. "O resultado é que isso frequentemente influencia a decisão dos compradores", avalia o especialista. E finaliza:

"Milhares de negócios não são concretizados diariamente em função de avaliações negativas de sites como "Reclame aqui", "Booking", "Trip Advisor", entre outros".

Esses casos deixam clara a importância da gestão de relacionamento com o cliente.

Softwares de CRM podem ser a solução

De acordo com pesquisa da Forrester, 42% dos agentes de serviço não conseguem atender às expectativas do consumidor. Os motivos são diversos. Dentre eles:

- Sistemas sem conexão;

- Interfaces de usuário arcaicas;

- Aplicativos múltiplos.

E esses problemas poderiam ser resolvidos com um software de CRM. Dessa forma, os processos seriam mapeados e automatizados. As equipes também seriam treinadas para cumprir determinadas ações que garantiriam uma boa experiência para os clientes ao se relacionarem com a empresa.

O CRM influencia todo o ciclo de captação, atendimento,

nutrição, vendas e pós-vendas. Para Silvio César de Oliveira, da Wiki Consultoria, se isso for feito sem automação, dependerá exclusivamente do preparo e da boa vontade das pessoas de marketing e vendas.

"Como sempre digo, uma empresa não pode depender do brilhantismo de seus funcionários, mas sim da eficiência dos seus processos. Os primeiros estão cada vez mais caros e raros, enquanto que os processos são ativos gerenciáveis", argumenta.

Logo, com a gestão de relacionamento com o cliente, por meio de softwares e estratégias, as empresas conseguem disfrutar de algumas vantagens. As principais delas são:

- Redução no custo de vendas;

- Melhores margens das vendas, já que o cliente aceita pagar um pouco mais por um bom serviço;

- Maior previsibilidade de receita.

Por fim

Para uma melhor gestão de relacionamento com o cliente, as ferramentas de CRM funcionam de maneira econômica e eficaz. Por isso, privilegie ferramentas de classe mundial, avalie o custo total de propriedade do software, tenha cuidado com contratos, prazos e descontos.

É o que recomenda Silvio César de Oliveira, CEO da Wiki Consultoria. A empresa oferece esse tipo de serviço e trabalha com os softwares de CRM mais completos e modernos do mercado. Para mais informações, acesse: http://www.wikiconsultoria.com.br/

Website: http://www.wikiconsultoria.com.br/

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