Gestão pública investe em soluções de tecnologia para atender necessidades da população

Campo Grande-MS--(DINO - 15 fev, 2017) - O avanço da tecnologia da informação, o surgimento de demandas cada vez mais complexas pela população e a necessidade de acompanhar o ritmo das inovações por parte do governo formam um cenário em que os investimentos em tecnologia da informação precisam ser cada vez mais assertivos, com rápida resposta àquilo que impacta a vida de milhares de brasileiros.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

15 de fevereiro de 2017 | 11h36

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) de 2015, publicadas em estudo no ano passado, mostram que os investimentos em software e serviços feitos pelo governo chegaram a US$ 609 milhões, um crescimento de 22,6% em relação a 2014.

Apesar do cenário crítico da economia, os gestores públicos têm percebido que a tecnologia é um grande aliado no acesso da população a programas públicos, na resolução de problemas estruturais, na melhoria dos processos e no ganho de eficiência e transparência na gestão.

Inserido neste contexto, o movimento conhecido como "governo na palma da mão" estimula o desenvolvimento e disponibilização de ferramentas fáceis e gratuitas, que facilitam o acesso a serviços, como cadastro em programas habitacionais, renovação da Carteira Nacional de Habilitação, matrícula em escolas públicas, entre outros.

Um exemplo desse movimento foi o projeto Inscrição Compartilhada, desenvolvido pela Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab-MS). Pelo projeto, a população pode cadastrar-se nos programas habitacionais e acompanhar sua situação.

Por outro lado, as prefeituras evitam cadastro repetido e conquistam maior eficiência e transparência em suas atividades. O Inscrição Compartilhada foi desenvolvido pela Agehab-MS em parceria com a Digix.

Outra interessante mobilização diz respeito sobre a virtualização de processos, que reúne tecnologias em GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), BPM e Assinatura Digital, visando diminuir custos com papel, arquivamento, com consequente ganho de tempo com autorização e tramitação de atividades intra e entre áreas de governo.

Diversos cases pelo Brasil tem demonstrado as vantagens do investimento em tecnologia. Realizado há 15 anos pela ABEP-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação), o prêmio e-Gov premia as melhores iniciativas em tecnologia que tornam a gestão pública mais estratégica e que melhoram a vida das pessoas.

A Digix é referência no desenvolvimento de soluções para gestão pública há mais de 15 anos em Mato Grosso do Sul. Criando projetos que reúnem tecnologia e pessoas com foco na melhoria das atividades dentro dos órgãos públicos, a Digix já desenvolveu soluções nas áreas de habitação, educação, saneamento, entre outros, com premiações nacionais e locais de inovação.

Para conhecer mais sobre a atuação da Digix, acesse o site www.digix.com.br

Website: http://www.digix.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.