Google passa a exibir avaliações de consumidores de e-commerces brasileiros em seu buscador

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Por Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
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Rio de Janeiro--(DINO - 12 dez, 2016) - O sistema de avaliação do consumidor para produtos e serviços já se tornou padrão na internet. Usuários do Google tem fácil acesso a avaliações e comentários feitos por outros usuários, seja sobre um aplicativo de celular ou mesmo sobre um bar da cidade. Por incrível que pareça, o setor de comércio eletrônico não possuía essa ferramenta até o último mês de novembro, quando finalmente o Google disponibilizou por completo a ferramenta de avaliação do consumidor de e-commerce.Por trás dessa nova ferramenta, está o desejo do Google de fortalecer o "Google Shopping" como buscador de preços na internet, competindo com sites como Buscapé e Zoom. Para o empreendedor, há a vantagem de ser um serviço oferecido gratuitamente, que irá enviar avaliações sobre o negócio feita pelos consumidores, e exibi-las nos anúncios feitos pelo Google Shopping e AdWords. O consumidor passa a ter mais uma forma de verificar a qualidade e o índice de satisfação de uma loja antes de fechar a compra. O sistema de avaliações do consumidor do Google será semelhante ao disponível na loja de aplicativos Google Play, em que a média das avaliações é divulgada para o usuário, no valor de 0 a 5 estrelas.Profissionais do setor veem com bons olhos a chegada das avaliações do Google no mercado brasileiro. "Temos o ReclameAqui, que funciona muito bem, mas captura apenas o lado negativo da relação consumidor-loja. O E-bit, que dá ao consumidor a oportunidade de relatar experiências positivas, tem uma interface ultrapassada e é extremamente focado no aspecto quantitativo versus o qualitativo das compras", diz Adriana Maia da Office Total Shop , e-commerce de impressoras profissionais . "Com a chegada das avaliações pelo Google, lojas não tão grandes mas com excelência no atendimento ao cliente terão oportunidade de se destacar", completa Adriana.Outra proposta do serviço de avaliação do Google é a de tornar a pesquisa mais rápida e simples. Atualmente os sistemas de avaliação pós-venda costumam ter um baixo retorno, com menos de 10% dos clientes respondendo o questionário enviado sobre satisfação de compra. Empreendedores de e-commerce consideram que as atuais pesquisas são grandes demais, levando cerca de 3 minutos para responder, o que, para a internet, é uma eternidade. Com a proposta do Google em simplificar a avaliação, a tendência é que a taxa de resposta do consumidor final aumente com o tempo, trazendo maior confiança para os clientes que optaram por fazer as suas comprar no mundo online.

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