Hospital no Ceará é o 2º do Nordeste certificado com nível de excelência nos serviços

Juazeiro do Norte,CE--(DINO - 17 fev, 2017) - O interior do Ceará tem projeção nacional em assuntos relacionados principalmente à seca ou à religião. Não é difícil ver a "terra do Padre Cícero" se destacando por abrigar a maior quantidade de romeiros no mundo fora do Vaticano ou pela vegetação devastada pela estiagem.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

17 de fevereiro de 2017 | 10h42

Mesmo com boas chuvas nos últimos dias e com a proximidade da Quaresma, assuntos que certamente estaríamos aqui falando, o destaque hoje (16) não é chuva e nem religião e, sim, saúde. Isso porque o Hospital Regional Cariri, localizado na cidade de Juazeiro do Norte, recebeu da Organização Nacional de Acreditação (ONA) o certificado de Acreditação com Excelência - Nível III, sendo o 2º do Nordeste a receber tal certificação, que homologa requisitos de segurança e gestão integrada até o nível de excelência gerencial.

De acordo com o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), organização social que gera a unidade, Flávio Deulefeu, "Essa certificação é a possibilidade real de uma nova sociedade, pois evidência a qualidade e a eficiência na utilização dos recursos".

Para registrar e inaugurar uma placa alusiva ao feito, inédito até então no estado para esse nível, foi realizada uma solenidade, que contou com a presença do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, do secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, do presidente ISGH, Flávio Deulefeu, do Diretor Geral da ONA, Dr. Péricles Goés, além de autoridades locais.

Na ocasião, o governador destacou que "isso é um reconhecimento a um trabalho de qualidade no atendimento público, que é coisa rara. A população tem imagem de um serviço público ruim e com unidades feias, e essa é a prova de que o Ceará está trilhando o caminho certo", conta Camilo Santana.

A unidade

O Hospital Regional do Cariri foi criado em 2011, sendo o primeiro hospital terciário inaugurado pelo Governo do Estado no interior do Estado. Em quase seis anos de funcionamento o HRC já realizou 2.944.030 atendimentos. Em 2014, o HRC iniciou o processo de avaliação externa, no qual a ONA conferiu a certificação de Acreditado Pleno ? Nível 2, e agora se consolida com o reconhecimento pela excelência nos serviços oferecidos à população.

Acreditação

Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade, exclusiva para instituições de Saúde. O Sistema de Acreditação é uma metodologia reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo concedida pela Organização Nacional de Acreditação. Esta certificação tem o objetivo de comprovar a segurança no gerenciamento de processos, tanto assistenciais como administrativos, reforçando a credibilidade, a confiança e a sustentabilidade da instituição, visando sempre a uma assistência segura e de qualidade para população.

Website: http://www.saude.ce.gov.br/#todospelaagua

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.