Humberto Siqueira Nogueira treina para bater recorde brasileiro de Head Down!

São Paulo - SP--(DINO - 14 fev, 2017) - O primeiro semestre do ano está a todo vapor para o universo de esportes radicais. Entre os dias 22 e 26 de março, em Piracicaba - SP, ocorre os Recordes Brasileiro e Argentino de Head Down e, para garantir o título, o paraquedista profissional Humberto Siqueira Nogueira e toda a equipe Flying Around estão treinando há algum tempo.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

14 de fevereiro de 2017 | 13h30

O evento, que ainda não tem local definido, é dividido da seguinte forma: no primeiro dia (22) serão realizados os saltos de aquecimento a 14.000 pés de altura e nos demais (23-26) as tentativas oficiais a 18.000 pés com auxílio de oxigênio. Ao todo, serão executadas cinco tentativas para obter o recorde entre os dias 23 e 25; o dia 26 será uma carta na manga, uma data extra em caso de problemas meteorológicos.

Para saltos como esses, contar com esportistas experientes é essencial, pois necessitam de maior preparação. "Treino, pelo menos, duas vezes por ano em um túnel de vento fora do Brasil, junto com os melhores do mundo - normalmente na Rússia ou na Polônia", explica Humberto a respeito dos exercícios adicionais que faz para estar em excelente forma nas competições.

O profissional de saltos já tem dois títulos no currículo. Um no Campeonato Brasileiro de Paraquedismo 2015, na modalidade Freefly, em que ficou em terceiro lugar, e outro como Recordista Sul-Americano de formação em Head Down, em 2016 - mesma modalidade que compete em março. Além disso, sua história é pura experiência: são mais de mil saltos contabilizados e muitos deles com dificuldade extrema.

Entre as situações mais complicadas que passou, Humberto cita a mais diferente: "Fizemos um salto em formação noturna uma vez, em Piracicaba, com todos iluminados. A formação parecia um cometa ou um ovni, inclusive houve ligações para os bombeiros falando deste "ovni"". Entre as maiores alturas em que saltou, o recorde Sul-Americano se destaca, foram 22.000 pés acima da terra firme.

Entenda melhor o que é Head Down

O Head Down é o nome dado a um tipo de formação específica no ar, feita por paraquedistas profissionais. Trata-se de uma figura formada em queda livre com todos voando de cabeça pra baixo a uma velocidade aproximada de 300Km/h.

Website: https://www.instagram.com/humbertosnogueira/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.