
22 de fevereiro de 2017 | 18h06
Basicamente, qualquer empresa, independentemente do tamanho ou do segmento em que atua pode utilizar, desde que a base seja o conteúdo, publicando informações pertinentes e que tragam valor aos potenciais clientes.
Como funciona?
A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento. Essas etapas se complementam de forma inteligente.
Atração ? Atrair um determinado público com conteúdos relevantes distribuídos em blogs, redes sociais, e-mails marketing, entre outros canais.
Conversão ? Entregar esses conteúdos relevantes solicitando, em troca, alguns dados pessoais (nome, e-mail, telefone). Isso pode ser feito com de CTA"s (call-to-action), landing pages e formulários.
Fechamento ? O trabalho de Atração e Conversão é propício para fortalecer o fechamento. Note que se um lead consome seus conteúdos relevantes, existe uma chance muito grande de ser um cliente em potencial.
Encantamento ? Manter o contato, solicitar feedbacks, ofertar novas oportunidades e compartilhar dicas são fundamentais para transformar o seu lead em cliente e defensor da marca.
As vantagens do Inbound Marketing
O mercado está comprando a ideia de aplicar a metodologia do Inbound Marketing, pois é mais acessível que o Marketing convencional, ou Outbound Marketing, que estávamos acostumados a fazer. A prática possibilita alcançar um público mais engajado e propenso a consumir um determinado produto ou serviço e, consequentemente, fidelizá-lo. Não ter uma estratégia desse tipo dentro de uma empresa pode deixá-la atrás de seus concorrentes.
Os resultados do Inbound vão ao encontro dos investimentos efetuados. Com uma estrutura adequada para implementar essa estratégia e um budget inicial equivalente aos resultados que deseja alcançar, não tem erro: o resultado é certeiro!
A geração de conteúdo está em constante evolução
O Inbound Marketing anda lado a lado com as evoluções digitais e mesmo sendo algo novo, já se faz presente em diversas empresas. Porém, há muito que se desenvolver. Com a constante mudança do setor no decorrer dos anos, a prática deve acompanhar as novas tendências dos mecanismos de buscas, dispositivos móveis, e conteúdos interativos, tais como a realidade aumentada.
*Thiago Regis é diretor de novos negócios da agência de marketing digital Pílula Criativa
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.