Livro "Comunicação Mediações Interações" traz dez ensaios com o estudo da cidade

São Paulo--(DINO - 17 fev, 2017) - O trabalho se volta para o estudo das características da interação, que se confronta com a mediação, ao estabelecer processos cognitivos manifestados em diferentes movimentos essenciais para a epistemologia da comunicação.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

17 de fevereiro de 2017 | 10h18

Tal movimento pode ser sintetizado em três dominantes fundamentais. A primeira é que o domínio da mediação caracteriza uma comunicação que se padroniza como código e mensagem, a ser irradiada de um emissor para um receptor unidimensional. A segunda mostra que o domínio da interação representa uma comunicação que se homologa como possibilidade ou tentativa incerta do comunicar ao se processar por emissores e receptores, entendidos no intercâmbio e porosidade dos seus papéis. E em terceiro lugar, surge um domínio comunicativo entre mediação e interação, que pode ser apreendido nas fronteiras que se estabelecem entre elas e processam traduções que demarcam e diferenciam as manifestações cotidianas da comunicação.

Por conta dos desafios que decorrem das novas tecnologias e impõem transformações mediativas e interativas, o livro nasce de uma ação necessária de analisar a estrutura dessa rede de difícil domínio epistemológico para a comunicação, atualmente mais voltada à mediação do que à interação.

O livro é indicado para comunicólogos, arquitetos, urbanistas, paisagistas, geógrafos, historiadores e artistas que atuam na cidade e a transformam. Seu conteúdo traz dez ensaios orientados por rigorosa sincronia. O objetivo da investigação concentra-se no estudo da cidade, que ao mesmo tempo é cenário e personagem de processos mediativos e interativos.

Lucrécia D"Alessio Ferrara é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em comunicação e Semiótica (PUC-SP). Doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade Sedes Sapientiae (PUC-SP), livre-docente em Desenho Industrial pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) entre 1970 e 1984. Publicou diversos outros títulos no segmento da comunicação.

Ficha Técnica

Título: Comunicação Mediações Interações

Autor: Lucrécia D"Alessio Ferrara

Coleção: Comunicação

Acabamento: Brochura

Formato: 13,5 cm x 21 cm

Páginas: 216

Área de interesse: Comunicação

Contato:

Roberta Molina

11 5087-3634 11 98751-3050

assessor.imprensa@paulus.com.br

Cleane Santos

11 5087-3733 11 98751-3050

imprensa@paulus.com.br

Website: https://www.paulus.com.br/portal/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.