Mais donos de Pet Shops aderem a softwares de gestão

Porto Alegre, RS--(DINO - 09 fev, 2017) - Um dos objetivos de quem decide abrir seu negócio próprio é poder controlar melhor o seu tempo e se dedicar mais a família, amigos e lazer. Investir em tecnologia pode ser uma boa solução para esta equação: tempo x gestão x qualidade.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

09 de fevereiro de 2017 | 18h06

Veja os desafios enfrentados por donos de pet shop e como um software de gestão pode ser um facilitador.

Gestão de estoque

Um dos principais problemas enfrentados pelos empreendedores do ramo Pet são os estoques . Numa gestão eficaz de estoque é necessário que se saiba tudo sobre:

- produtos no estoque;

- registro de cada movimentação;

- estoque mínimo.

É muito importante saber todos os produtos que ainda estão disponíveis para venda. Dessa forma evita-se que algum cliente frustre-se por não encontrar aquilo que procura.

Para manter o controle de estoque é fundamental que se faça um registro das movimentações de compra e venda de produtos. Assim, se tem uma base de dados confiável e sempre possível saber como anda o estoque do Pet Shop.

O estoque mínimo é fundamental para não perder vendas. Além da frustração por parte do cliente, deixar de vender algum produto é muito ruim para o faturamento do Pet Shop. É necessário que o estoque conte, pelo menos, com a quantia mínima de vendas de cada produto por mês.

Por exemplo, se são vendidos todos os meses 100 pacotes de ração, o estoque deve ter um mínimo aproximado dessa quantia para garantir as vendas.

Um software de gestão pode automatizar a gestão de estoque e auxiliar o empreendedor com essa parte.

Veja os benefícios obtidos através do uso do software:

- baixas em produtos vendidos;

- incluir produtos no estoque;

- advertir sobre falta de estoque mínimo.

Gestão financeira

O controle financeiro é fundamental para que se saiba exatamente como anda o caixa de qualquer empreendimento. No segmento de Pet Shops não é diferente e um fluxo de caixa detalhado ajuda a manter o equilíbrio entre receitas e investimento.

Para realizá-lo de forma eficaz é necessário estar atento e executá-lo todos os dias. Deve-se apontar todas as movimentações monetárias para que se tenha um balanço fiel da situação econômica do Pet Shop. Custos em compras de produtos, receitas oriundas de vendas, gastos extras e outros valores devem ser todos inseridos no fluxo de caixa.

O software também auxilia na parte financeira e contribui para que o empreendedor não cometa erros em uma das horas mais difíceis de sua gestão. A parte econômica é apenas mais um dentre tantos outros desafios que existem na vida do dono de Pet Shop. Entretanto, as consequências de uma gestão ineficiente de finanças pode colocar a perder todo empreendimento.

Confira alguns dos benefícios que um software pode trazer à gestão financeira:

- controle de contas a pagar;

- histórico de contas pagas;

- histórico de todas as vendas realizadas pelo pet shop.

Informatização de dados e nota fiscal eletrônica

Para ter fácil acesso aos registros de vendas, prestação de serviços e outras informações, a informatização de dados pode ser uma solução.

Isso minimiza erros, como:

- não inserir algum custo no fluxo de caixa;

- não dar baixa de algum produto no estoque.

A digitalização dos dados também permite que se tenha acesso ao histórico de cada cliente de forma rápida. Isso é importantíssimo para fidelizá-los . Uma vez que se saiba os produtos e serviços contratados de forma recorrente, pode-se montar ofertas e planejamento de atendimentos.

Esse histórico pode servir, também, como base para gerar dados para definição de estoque mínimo.

O registro de informações importantes em papel aumenta as chances de equívocos. Na parte financeira, por exemplo, isso traz consequências muito sérias e que oferecem riscos à saúde econômica do Pet Shop.

Também digitais, as notas fiscais eletrônicas têm o intuito de reduzir o uso de papel e facilitar o acesso aos dados financeiros. Alguns municípios e regiões do país estão aderindo às NFC-e (nota fiscal do consumidor eletrônica). Veja quais são os requisitos para emitir uma NFC-e:

- certificado digital credenciado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP;

- credenciamento na Secretaria de Fazenda;

- computador com acesso à internet;

- software específico para emissão.

Hoje, o mercado já possui alguns softwares de gestão para Pet Shops, e que podem inclusive emitir as notas fiscais eletrônicas. O Pet Shop Control é um deles e conta com diversas funcionalidades que otimizam e auxiliam a gestão dos empreendedores do segmento.

"O Pet Shop Control é um software de gestão pensado para facilitar a vida dos empreendedores do ramo pet e otimizar o funcionamento de seus negócios. Com ferramentas pontuais para gestão deste tipo de empreendimento, o Pet Shop Control é uma ótima alternativa para quem deseja atingir melhores resultados, otimizar atividades do dia a dia e prestar melhores serviços para seus clientes." explica Fernando Augusto, CEO do Pet Shop Control (https://www.petshopcontrol.com.br/).

O conhecimento e dedicação aliados a tecnologia podem impulsionar os resultados e trazer uma nova realidade aos donos de Pet Shops. A adesão aos softwares de gestão pode proporcionar o alcance de objetivos tanto do negócio quanto pessoais. E afinal de contas, quem não quer tornar a vida um pouco mais fácil?

Website: https://www.petshopcontrol.com.br/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.