
08 de fevereiro de 2017 | 16h16
Além de maior agilidade, flexibilidade e segurança, hoje o reparo/locação resulta em uma economia de recursos que chega a 75%. Atualmente, reparamos algo em torno de 2 mil equipamentos por ano, a um custo médio de R$ 830,00 o que proporciona uma economia de 95%, quando comparamos o valor do reparo em relação ao valor do equipamento novo com um ganho de MTBF (Mean Time Between Failures ) de mais 5 anos.
Cuidar das condições ambientais evitando altas temperaturas, umidade, exposição a poeiras ou ambientes corrosivos, utilizar energia limpa, proteções elétricas e fazer manutenções periódicas são a melhor maneira de prolongar a vida útil desses equipamentos e, assim, reduzir os custos com reposições, indisponibilidade dos serviços de rede e atendimentos emergenciais.
As empresas se preocupam com a continuidade do trabalho quando enviam equipamentos de rede para manutenção. É totalmente pertinente. É preciso escolher a empresa que mantenha essa rede operante e disponível, evitando situações emergenciais geradas por interrupções dos serviços. A empresa de manutenção tem que atender integralmente o cliente, com estoque de equipamentos para reposição, garantindo a segurança da operação.
Entretanto, alguns equipamentos não podem mais ser reparados, pois foram expostos a condições adversas por tempo excessivo. Para substituir peças e equipamentos, a solução é fazer locação de equipamento, pois o cliente tem a garantia de manter sua rede sempre eficaz, com upgrade quando necessário; isso permite que o investimento seja menor que a aquisição de parque tecnológico.
Novas empresas conseguem significativa economia se alugar equipamentos de TI e usar o valor em capital de giro. O ganho é muito relevante para servidores, switchs, roteador, firewall, wifi, telefonia e porteiros eletrônicos.
Em tempos de redução de custos, programar manutenção e locar equipamentos são medidas eficazes para empresas de qualquer porte, consultórios, profissionais liberais, varejo e grandes eventos.
* Agostinho Franco é engenheiro e responsável pelo laboratório da Routerlink Soluções e Serviços em TI - http://www.routerlink.com.br/
Website: http://www.routerlink.com.br/
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.