
09 de fevereiro de 2017 | 17h46
Uma corrente mais moderna tem defendido a inclusão de uma visão mais humanística e menos utilitária da Educação, incluindo na Educação Infantil aspectos que possam despertar o espírito de tolerância, a cultura de paz e compreensão, o respeito mútuo e a solidariedade. Um exemplo prático dessa tendência está sendo dado no Ceará graças a uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), e o Instituto Myra Eliane [pronuncia-se máira]. As duas instituições uniram forças e lançam nesta sexta-feira (10) o projeto "Valores Humanos na Educação Infantil", que busca promover ações que garantam os valores morais e éticos como base pedagógica da educação infantil. A solenidade de apresentação do projeto será realizada às 9 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (rua Assunção, 1100 ? José Bonifácio).
O projeto "Valores Humanos na Educação Infantil" viabilizará a inserção nas legislações municipais de normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as creches ou pré-escolas para a inclusão de conteúdo adicional especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade. Em paralelo, o Instituto Myra Eliane irá promover a qualificação dos profissionais que atuem no ensino infantil, a partir de uma formação complementar e continuada capaz de lhes permitir a obtenção de uma visão humanística da educação, com base em um material pedagógico próprio para a educação infantil produzido pelo Instituto.
Durante a solenidade de lançamento, serão assinados Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e lançados três livros ? "Valores Humanos para Crianças", com textos de diversos autores sobre o tema; e dois livros de autoria de Marlone Gonzaga, "Enciclopédia Cordel ? A Raiz da Educação: Educere e Educare" e "Enciclopédia em Cordel: Educação Infantil".
Escola Modelo
Em paralelo, o Instituto Myra Eliane está acertando os detalhes para a construção de uma Creche?Escola Infantil modelo na comunidade do Dendê, em Fortaleza, com a aplicação dos conceitos de Franquia Social. "Nosso objetivo é ter a escola Olga e Parsifal Barroso funcionando ainda no primeiro semestre de 2017, atendendo crianças dos bairros próximos à unidade escolar e com o objetivo maior de oferecer a elas uma educação baseada na paz, no amor, no respeito à diferença e uma oportunidade real de tirá-las das ruas", explica o empresário Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane. A escola funcionará seguindo os moldes do projeto-modelo de formação do caráter implantado pela Associação Douglas Andreani (ADA) na Creche-Escola Infantil Monte Cristo, no Parque Oziel, em Campinas (SP), voltada para a Formação do Caráter, visando atender à legislação do MEC e disponibilizar o modelo para escolas afiliadas, nos moldes da Franquia Social e apoiar o "Movimento Abraçar" que visa a retirada de 100% das crianças das ruas de Fortaleza.
O diretor da área pedagógica do Instituto Myra Eliane, Carlos Andreani, destaca que as técnicas utilizadas na metodologia de ensino orientam as crianças a explorar plenamente o potencial humano. "Esses valores geram mudanças significativas no decorrer da vida. Enquanto a alfabetização é o aprendizado para a existência, a formação do caráter ocorre antes disso".
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza (CE) com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.
* Solenidade de Lançamento do Projeto "Valores Humanos na Educação Infantil"
Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Instituto Myra Eliane
Data: 10 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (rua Assunção, 1100 ? José Bonifácio ? Fortaleza/CE)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.