Novo relatório da GSMA estabelece a visão da indústria para a Era 5G

BARCELONA, Espanha--(BUSINESS WIRE-DINO - 27 fev, 2017) -

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

27 de fevereiro de 2017 | 13h00

A GSMA publicou, no Mobile World Congress, um relatório descrevendo a visão e as expectativas coletivas da indústria móvel para a era 5G. O novo estudo, "The 5G Era: Age of Boundless Connectivity and Intelligent Automation", baseia-se em uma extensa pesquisa com 750 CEOs de operadoras de telefonia móvel e outras partes interessadas do setor. A GSMA prevê que as redes 5G comerciais começarão a ser amplamente implementadas no início da próxima década e, em 2025, fornecerão cobertura a um terço da população mundial. A previsão é de que as conexões de 5G alcancem a cifra de 1,1 bilhão em 2025, representando aproximadamente uma em cada oito conexões móveis do mundo todo neste momento.

"A era 5G vai inaugurar inovações que permitem uma vida e trabalho mais ricos, mais inteligentes e mais convenientes, tornando possível uma grande variedade de novos aplicativos, desde estacionamento inteligente por sensor a teleconferências holográficas", disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA. "O 5G é uma oportunidade para criar uma rede ágil, construída de maneira específica e adaptada às diferentes necessidades dos cidadãos e da economia. Mas é vital que todas as partes interessadas trabalhem juntas para assegurar que a 5G seja padronizada, regulamentada e fornecida ao mercado."

O novo relatório estabelece cinco objetivos para a era 5G, o que só pode ser alcançado se a indústria for capaz de se unir em torno de um padrão tecnológico comum e concordar com um conjunto de bandas de espectro harmonizadas:

  • Fornecer conectividade ilimitada para todos: as redes 5G coexistirão com as redes 4G e tecnologias de rede alternativas para proporcionar uma experiência de banda larga de alta velocidade, fiável e segura;
  • Fornecer futuras redes de forma inovadora e com economia ideal: todas as partes interessadas se esforçarão para fornecer redes melhoradas e rentáveis, baseando-se em uma combinação de tecnologias tradicionais e alternativas, utilizando espectro licenciado e não licenciado;
  • Acelerar a transformação digital de setores verticais da indústria: a indústria móvel fornecerá as redes e plataformas para impulsionar a digitalização e automação de práticas e processos industriais;
  • Transformar a experiência da banda larga móvel: as redes 5G fornecerão uma experiência de banda larga melhorada de até 1 Gbps e latência inferior a 10 milissegundos, e fornecerão a plataforma para serviços baseados em inteligência artificial e em nuvem; e
  • Impulsionar o crescimento em novos usos da IoT e de serviços de comunicação: as redes 5G apoiarão a implementação maciça de nós inteligentes da Internet das Coisas (IoT) para uma infinidade de cenários, incluindo serviços críticos de comunicação.

O relatório completo está disponível para download aqui.

Experiência 5G no Mobile World Congress

A GSMA está apresentando o futuro 5G através de uma série de programas e demonstrações no Mobile World Congress. O programa GSMA Network 2020 organiza um seminário nesta segunda-feira (27), das 13h30 às 15h30 (horário da Espanha), para falar sobre o impacto das futuras redes 5G. O seminário vai contar com palestrantes da Deutsche Telekom, Jaguar Land Rover, NTT DOCOMO, Samsung e Verizon. Para mais informações, acesse:

https://www.mobileworldcongress.com/start-here/agenda/network-2020-5g-beyond-technology-into-business-impact/.

Durante o MWC, o programa GSMA Network 2020 também exibe a mais recente pesquisa 5G na GSMA Innovation City. Especialistas do King's College de Londres (KCL) estão demonstrando suas pesquisas para gerenciar os requisitos de latência de diferentes aplicativos 5G, que vão desde carros conectados até telecirurgia remota, e estão demonstrando uma experiência de jogo 5G baseada na plataforma de jogos de nuvem Rooplay. Além disso, o 5G Innovation Centre (5GIC) da Universidade de Surrey está apresentando uma visão 5G para a indústria automotiva, incluindo uma colaboração com a Telefónica e a Jaguar Land Rover para mostrar um avançado sistema de entretenimento informativo em um veículo Jaguar F-PACE.

A GSMA Innovation City está localizada no Hall 4, Stand 4A30 e também apresenta exposições da AT&T, Cisco Jasper, Huawei, KT Corporation, Sierra Wireless e UNLIMIT by Reliance Communications. Para mais informações, acesse:

https://www.mobileworldcongress.com/exhibition/gsma-innovation-city/.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel do mundo inteiro, reunindo cerca de 800 operadoras de aproximadamente 300 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações de setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress Shanghai, Mobile World Congress para toda a América e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

pressoffice@gsma.com Fonte: BUSINESS WIRE

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.