Patient Safety Movement anuncia 69.519 vidas salvas

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE-DINO - 24 fev, 2017) -

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

24 de fevereiro de 2017 | 13h59

A ThePatient Safety Movement Foundation (PSMF) anunciou hoje, no quintoPatient Safety anual, Cúpula da Ciência e Tecnologia, que 69.519 vidasforam salvas em 2016 graças aos esforços de mais de 3.526 hospitais quese comprometeram com a segurança do paciente e de 70 empresas detecnologia de saúde que assinaram um compromisso pela abertura de dados.

Durante seu discurso no primeiro dia da Cúpula, o ex-vice-presidente JoeBiden falou sobre a importância de "não estar disposto a adiar" a lutapara erradicar as mortes evitáveis até 2020. Ele afirmou que "nãopodemos gastar bilhões em novas terapias grandiosas para salvar vidascom câncer e perdê-las de forma trágica por erros previsíveis".

Joe Kiani, fundador da Patient Safety Movement, falou sobre o progressofeito em 2016. "Até janeiro de 2016 foram anunciadas 24.643 vidassalvas, e estabelecemos a meta para salvarmos 50.000 este ano. Atéfevereiro de 2017, mais do que dobramos esse número."

Durante os procedimentos de hoje, o documentário Clean Hands foifilmado exclusivamente. Clean Hands conta a história da campanhade 20 anos do professor Didier Pittet para promover a higienização dasmãos para prevenir infecções hospitalares, que matam aproximadamente 16milhões de pessoas por ano em todo o mundo. O professor Pittet é umembaixador da Organização Mundial da Saúde e palestrante da Cúpula esteano.

Além disso, hoje ocorreu uma mesa-redonda sobre a primeira de três novassoluções acionáveis para a segurança do paciente (Actionable PatientSafety Solutions, APSS) apresentada no evento deste ano, sobretromboembolismo venoso (TEV). O Centro de Controle de Doenças (Centersfor Disease Control, CDC) estima que 70% dos casos de TEV adquiridas nohospital são evitáveis, tornando necessário que os hospitais aumentem aconscientização e desenvolvam novos processos agudos. A mesa, lideradapor Mike Durkin, diretor da Patient Safety do Serviço Nacional de Saúdebritânico, discutiu sobre os desafios da prevenção de TEV.

Os maiores contribuidores em 2016 para erradicar as mortes evitáveis depacientes da PSMF até 2020 foram homenageados no primeiro dia da cúpula.O Prêmio Humanitário de 2016 reconheceu as realizações dos seguinteslíderes da segurança de pacientes que salvaram tantas vidas:

Patrick H. Conway, Mestre em Medicina

Como vice-administrador principal e diretor médico dos Centros deMedicare e Serviços Médicos (Centers for Medicare and Medicaid Services,CMS), o Dr. Conway supervisiona programas que atendem mais de 130milhões de americanos que recebem serviços de saúde através da Medicare,Medicaid, do Children"s Health Insurance Program e do Health InsuranceMarketplace. Ele e sua equipe trabalham para melhorar a qualidade,viabilidade financeira, acessibilidade e resultados para a saúde. Em2014, o Dr. Conway foi eleito para a Academia Nacional de Medicina dosEstados Unidos do Instituto de Medicina (Institute of Medicine, IOM),uma das maiores honrarias nos campos da saúde e da medicina. O Dr.Conway, ao receber o prêmio, disse: "Sinto-me honrado e comovido porreceber o prêmio humanitário do movimento de segurança dos pacientes.Estou ansioso para continuar ajudando a melhorar a segurança dospacientes de todo o país."

Dr. Dave Mayer, médico

O Dr. Mayer é vice-presidente de qualidade e segurança da MedStarHealth, a maior prestadora de saúde da região norte-americana doAtlântico Central. Ele supervisiona a infraestrutura da qualidadeclínica e seu projeto e eficiência operacional, e dirige uma atividadeem todo o sistema para a segurança dos pacientes e programas de reduçãode riscos. Com o Dr. Mayer, a MedStar está na vanguarda da transparêncianas comunicações com pacientes e famílias quando algo der errado notratamento. Recentemente, a MedStar trabalhou com a Agência de Pesquisae Qualidade em Saúde dos Estados Unidos (Agency for Healthcare Researchand Quality, AHRQ) para desenvolver e comandar um conjunto deferramentas para o programa de comunicação e resolução ideal(Communication and Optimal Resolution, CANDOR). Ao receber o prêmio, oDr. Mayer disse: "é uma honra enorme ser reconhecido por Joe Kiani epela Patient Safety Movement, e ser homenageado com outros vencedoresque trabalharam tanto para diminuir lesões médicas. Sinto-me comovidopor fazer parte de um grupo tão maravilhoso."

Annamarie Saarinen

A Sra. Saarinen é diretora executiva da Newborn Foundation. Ela foireconhecida pela Patient Safety Movement por liderar um esforço nacionalque busca garantir que todos os recém-nascidos façam a triagem daanomalia congênita mais comum, cardiopatia congênita crítica (criticalcongenital heart disease, CCHD), que afeta um em cada 100recém-nascidos. A Newborn Foundation é a primeira organização nacionalvoltada para alavancar a saúde, tecnologia médica e biotecnologia paramelhorar os resultados e reduzir diferenças especificamente pararecém-nascidos. Através do seu trabalho, 99% dos bebês fazem a triagempara CCHD anualmente nos Estados Unidos. Ao receber o prêmio, a Sra.Saarinen disse: "estou surpresa e comovida por receber o prêmiohumanitário da Patient Safety Movement Foundation. Agradeço pelotrabalho do Dr. Granelli sobre doenças cardíacas que criou umaplataforma forte para a Newborn Foundation ajudar a melhorar e salvarvidas de bebês. Trabalhar com a Patient Safety Movement e outrosdefensores para esse objetivo tem sido uma oportunidade incrível."

Dra. Anne de-Wahl Granelli, PhD, MBA

A Dra. Granelli passou a última década pesquisando sobre a triagem deCCHD e, graças ao seu trabalho organizações como a de AnnamarieSaarinen, a Newborn Foundation, teve a possibilidade de criar políticasem todos os Estados Unidos e em todo o mundo com sucesso para garantirque bebês não deixem o hospital antes de fazerem a triagem. A Dra.Granelli recebeu o prêmio juntamente com a Annamarie para mostrar oótimo trabalho alcançado em 2016 através de pesquisas contínuas. A Dra.Granelli disse: "Sinto-me honrada por receber o prêmio humanitário. Éuma experiência incrível. Foi um privilégio trabalhar com a AnnamarieSaarinen e causar tanto impacto nas vidas dos bebês com cardiopatiacongênita crítica."

Sobre a Patient Safety Movement Foundation

Mais de 200 mil pessoas morrem todos os anos em hospitais dos EUA, etrês milhões em todo o mundo, de formas que poderiam ser evitadas. APatient Safety Movement Foundation foi estabelecida a partir do apoio daMasimo Foundation for Ethics, Innovation, and Competition in Healthcarecom o objetivo de reduzir a zero a quantidade de mortes evitáveis até2020 (0x2020). Aprimorar a segurança do paciente exigirá um esforço decolaboração de todas as partes interessadas, o que inclui pacientes,prestadores de cuidados de saúde, empresas de tecnologia médica,governos, empregadores e pagadores privados. A Patient Safety MovementFoundation atua com todas as partes interessadas para abordar osproblemas e as soluções no campo da segurança do paciente. A fundaçãorealiza também Cúpulas de Segurança de Pacientes, Ciência e Tecnologia.A cúpula reúne algumas das melhores mentes do mundo para a realização dedebates instigantes e novas ideias que desafiem o status quo. Aoapresentar fórmulas específicas e de alto impacto para atender aosdesafios de segurança de pacientes, chamadas Soluções Acionáveis para aSegurança do Paciente, incentivando empresas de tecnologia médica acompartilhar os dados com quem adquire seus produtos e pedir que oshospitais se comprometam em implementar soluções acionáveis para asegurança de pacientes, a Fundação está trabalhando para alcançar a metade erradicar as mortes evitáveis até 2020. Acesse o site http://patientsafetymovement.org.

@0X2020 #patientsafety #0X2020

Ver a versão original em businesswire.com: http://www.businesswire.com/news/home/20170205005021/pt/

- FIM ?

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.