Pesquisar é a melhor forma de economizar

Belo Horizonte - MG--(DINO - 27 jan, 2017) - Não é preciso ir muito longe para verificar como o preço de um produto numa mesma regional muda de supermercado para supermercado. Numa visita rápida a dois estabelecimentos no mesmo bairro, a mesma maionese chega a custar 15% a mais, e a variação na pasta de dente ultrapassa os 30%. Produtos de maior valor podem ser encontrados até pela metade do preço, segundo dados levantados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas Contábeis de Minas Gerais (Ipead).

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

27 de janeiro de 2017 | 17h40

Esses números podem não parecer muito significativos individualmente, mas em uma compra completa podem representar um gasto expressivo, que vai além dos 20% do total. Numa compra de 500 reais, é como gastar mais de R$ 100 além do necessário, valor que poderia ser utilizado em outras contas fixas da casa ou contribuir para engordar a poupança. Por isso é tão importante pesquisar antes de ir às compras.

Algumas alternativas ajudam o consumidor nessa missão. Muitos supermercados definem estratégias promocionais e alguns promovem saldões de ofertas em dias específicos da semana. Além disso, associações como o Movimento das Donas de Casa e o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais divulgam tabelas com comparativos que permitem avaliar onde os melhores preços estão sendo praticados.

Com o apoio da tecnologia, já surgem, também, alternativas que são verdadeiros aliados daqueles que têm dificuldade em pesquisar por conta da falta de tempo. Plataformas online como o InstaOfertas funcionam como a evolução dos folhetos de oferta e prometem mostrar ao consumidor, em tempo real, onde cada produto custa menos separados por região. Lançado em janeiro, ele coloca o poder de escolha nas mãos do comprador e se mostra uma grande ferramenta de defesa do consumidor.

A solução está disponível incialmente na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), e a previsão é expandir por todo o país até o fim do próximo ano. No site www.instaofertas.com.br o usuário busca os produtos de interesse e sabe exatamente onde ir para gastar menos. Garantia de economia financeira e no tempo gasto com as compras.

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.