Porque o design estratégico é um poderoso aliado nos negócios

Novo Hamburgo, RS.--(DINO - 20 fev, 2017) - Algumas características de uma empresa, marca ou até mesmo uma banda de rock, podem surgir ao acaso. A banda Nirvana, por exemplo, onde a tipografia do nome é sua marca registrada, possuí essa identidade visual porque era a única fonte disponível na gráfica onde surgiu seu primeiro CD.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

20 de fevereiro de 2017 | 18h06

Diferente dos anos 1990, hoje o design de uma empresa não pode ser uma coincidência. Os empresários buscam representar e esclarecer no seu MIV, Manual de Identidade Visual do seu negócio, quem são e o que o empreendimento representa.

Empresas como Vivo, Google, Banco Bradesco e Paris Hilton usam o design estratégico para atingir esse objetivo. O conceito de design estratégico nasceu da forma com que os designers pensam e aplicam isso dentro da criação da identidade de uma marca. O posicionamento da empresa, sua atuação no mercado e seu plano de negócios são algumas das características analisadas antes da criação de um logotipo por exemplo. Não é apenas uma imagem, é uma representação gráfica dos atributos e da essência da marca.

O design estratégico é uma união de integrar, visualizar e concretizar. São cenários futuros da empresa e inovações que podem ser aplicadas. Ele é diferente do design commodities, que repete modelos conhecidos de procedimento, muitas vezes copiando o MIV de um concorrente.

Paris Hilton é uma das grandes produtoras de design estratégico, ela vende a sua marca ligada a própria imagem pessoal. Mas atrás dela existe um processo e uma equipe com profissionais qualificados, com diferentes expertises que acompanham o projeto desde o início, cuidando de detalhes, como em qualquer outra empresa.

O design estratégico só funciona quando existe um trabalho em equipe, é a integração de áreas e competências. Os projetos acabam se tornando multidisciplinares e facilitando os métodos de pesquisa. Esse grupo é uma cooperação com um objetivo comum, ele produz um valor e esse valor se torna uma rede, ou seja, uma visão estratégica.

Sua visão é futurística e nenhuma ideia parece impossível. Os designers estratégicos não enxergam dificuldades, mas sim processos. Cientes das suas próprias competências, eles criam visando um objetivo e/ou resultado final.

O design estratégico é importante porque toda empresa quer ser lembrada, ele analisa a essência do empreendimento, seja ele uma pequena floricultura ou uma multinacional. Com uma identidade visual que representa o negócio, vai além de uma imagem bonita, significa um propósito e uma causa.

Website: http://www.redglobal.cc/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.