18 de janeiro de 2017 | 16h36
Cada litro de OLUC descartado irregularmente tem potencial para contaminação de um milhão de litros d"água, pois o óleo impede a oxigenação da água. Como base para comparação, a poluição gerada pelo descarte de 1 t/dia de OLUC para o solo ou cursos d'água equivale ao esgoto doméstico de 40 mil habitantes, sem contar que, a combustão do óleo lubrificante gera gases residuais nocivos a saúde Pública.
Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a única forma para retirar do meio ambiente esses resíduos altamente poluentes e dar a destinação correta é o rerrefino. O processo químico transforma o OLUC em óleo mineral básico de alta qualidade com características semelhantes às do primeiro refino. Entretanto, a coleta do OLUC, pode ser feita apenas por empresas credenciadas na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A Lubrificante Fenix, empresa localizada na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, é credenciada pela ANP, e faz a coleta de OLUC em mais de nove mil postos espalhados por todo o país.
A coleta é feita em postos, centros de troca de óleo, oficinas mecânicas, transportadoras, indústrias e onde mais houver necessidade e a retirada é solicitada.
Website: http://www.gargantini.com.br/
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.