Robô Descartes, mascote do descarte ON, projeto de logística reversa de eletroeletrônicos, foi descaracterizado em SP

São Paulo/SP.--(DINO - 21 fev, 2017) - Foi realizada nos dias 14 e 20 de fevereiro de 2017, na sede da Coopermiti (R. João Rudge, 366, Casa Verde ? São Paulo/SP.), a desmontagem do robô Descartes.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

22 de fevereiro de 2017 | 15h18

Descartes é o mascote do descarte ON, projeto piloto de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE), realizado na cidade de São Paulo, na região da Lapa, entre os meses de abril e dezembro de 2016.

Detalhes do projeto descarte ON: http://descarteon.jica.eco.br/

O projeto descarte ON encerrou suas atividades no dia 31 de dezembro de 2016. Os dados obtidos durante a execução desta ação serão aproveitados para o futuro sistema de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE) no Brasil.

Comunicado à imprensa do resultado do descarte ON: http://descarteon.jica.eco.br/imprensa.html

O simpático robô Descartes, cujo corpo era composto por REEE, esteve presente nas lojas da região da Lapa, palestras em escolas e eventos, contribuindo para as atividades de divulgação do descarte ON. Atendeu a muitos pedidos dos moradores para fotos e foi ainda muito estimado pela mídia.

O robô Descartes nasceu de uma montanha de REEE, com o intuito de incentivar o estabelecimento de um sistema de logística reversa para minimizar os efeitos adversos sobre o meio ambiente e a saúde das pessoas da destinação inadequada de REEE.

O descarte ON é um projeto que teve a participação de várias partes interessadas como o varejo, fabricantes, governo, recicladores e realizou as operações de coleta, descaracterização e reciclagem dos REEE de forma adequada. Com o encerramento do projeto, o Descartes também foi descaracterizado de forma adequada como REEE, se alegrando com o tratamento adequado dos REEE trazidos pelos consumidores.

O vídeo da descaracterização pode ser visto na página do Facebook descarte ON?https://facebook.com/descarteon

O Descartes foi criado a partir dos produtos elétricos e eletrônicos abaixo que se encontram comumente na vida das pessoas:

? A cabeça é um aparelho de áudio portátil com CD;

? Do pescoço ao peito é um liquidificador;

? O corpo é um forno de micro-ondas;

? O coração é um ventilador, o pulmão é um alto falante;

? Os pés são partes de computadores.

O corpo do Descartes foi desmontado, decomposto em metais ferrosos e não ferrosos, em placas de circuito impresso, plásticos e vidros para reciclagem conforme a composição abaixo.

As placas de circuito eletrônico contêm ouro e cobre e, há casos em que podem conter chumbo que, caso não sejam tratados de forma adequada, podem causar prejuízos ao meio ambiente ou ao corpo humano.

Mesmo para os eletrodomésticos de pequeno e médio porte que se encontram comumente na vida das pessoas, podemos ver a necessidade do tratamento adequado.

Composição do Descartes:

Ferro ? 5.5 kg;

Plástico ? 4.0 kg;

Alumínio ? 2.0 kg;

Vidro ? 0,46 kg;

Placa de circuito impresso (PCB) - 0,42 kg;

Fio/Cobre ? 0,26 kg;

Sem mercado (não reciclável) ? 0,2 kg.

Mensagem do Descartes

"Obrigado pela participação no Projeto descarte ON. Aproveitem esse projeto para lembrar da necessidade do tratamento adequado de REEE."

Sobre o projeto descarte ON

O projeto de cooperação técnica descarte ON é um Projeto Piloto do "Projeto JICA de Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos no Brasil (http://reee.jica.eco.br)", que foi discutido e acordado entre o Governo Federal e a JICA com o objetivo de proporcionar apoio à implementação da Logística Reversa de REEE no Brasil.

Este projeto é conduzido em parceria com as partes interessadas do lado brasileiro e os dados, informações, conhecimentos e experiências adquiridos serão utilizados posteriormente como referência para a implementação da Logística Reversa no Brasil.

Parceria entre os governos

A iniciativa reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apoiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento, o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), o MMA (Ministério do Meio Ambiente), a Prefeitura de São Paulo ? por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Sobre a JICA

A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. A organização presta assistência a mais de 150 nações.

____________________________________________________________

Mais informações: Thais Abrahão - Veropress Comunicação

thais@veropress.com.br ? (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.