Saiba como informar os seus investimentos na Declaração do Imposto de Renda 2017

São Paulo, SP--(DINO - 09 fev, 2017) - A partir do dia 23 de fevereiro, estará disponível para download o Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física 2017 ? IRPF2017 , da Receita Federal. O contribuinte precavido já tem em mãos os comprovantes de gastos com saúde, educação e outras despesas reembolsáveis, além do informativo de rendimentos, fornecido pelo empregador e pelas instituições financeiras em que possui investimentos.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

09 de fevereiro de 2017 | 17h52

O que muitos não sabem é que todo tipo de investimento precisa ser declarado, inclusive aqueles isentos de imposto de renda, como a poupança. "Em 2016, a omissão de rendimentos do titular e dos dependentes foi o principal motivo para declarações de imposto de renda ficarem retidas na Receita Federal. Às vezes, por pensar que a quantia investida é muito pequena, o contribuinte acaba omitindo o valor. Às vezes, por desconhecimento, informa os dados de maneira errada, confundindo campos como rendimentos auferidos (ganhos) e valor investido (saldo)", explica Walter Poladian , planejador financeiro e consultor de investimentos da Consultoria Financeira Empiricus Research .

As aplicações financeiras que pagam Imposto de Renda precisam ser informadas no campo Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva. "O investidor precisa ter atenção, porque se a declaração for feita de forma incorreta, ele pode acabar pagando mais imposto do que deveria e ter outras dores de cabeça, como receber multas e cair na malha fina", alerta Beatriz Cutait , responsável pelo relatório Você Investidor da Empiricus.

E a tarefa não é fácil, cada tipo de investimento deve ser informado de uma forma diferente no programa da Receita. Por isso, é muito importante estar de posse do informe de rendimentos fornecido pelo banco ou corretora de valores. Em geral, o documento é enviado para o investidor. Caso não o receba, ele pode encontrá-lo na área logada dos sites ou solicitá-lo diretamente à instituição financeira.

Beatriz afirma que, nessa época do ano, cresce muito o número de dúvidas que chega até a consultoria de investimentos "Infelizmente, o programa IRPF não é intuitivo e fazer a declaração do imposto de renda pode ser um tormento na vida de muita gente."

Para esclarecer de forma definitiva as dúvidas sobre como informar os investimentos na Declaração do Imposto de Renda 2017 , a Empiricus vai preparar um relatório especial da série Você Investidor . Caso tenha alguma dúvida sobre o tema, mande sua pergunta para duvidasIR@empiricus.com.br , e especialistas irão esclarecê-la.

Confira na tabela desse artigo como cada investimento se enquadra em termos de tributação para a pessoa física.

Website: http://www.empiricus.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.