Salão do Estudante traz opções de intercambio para mais de 15 países em sua 23ª edição

São Paulo - SP--(DINO - 10 mar, 2017) - Começa amanhã a maior feira de intercâmbio do Brasil, que reunirá diversas empresas e instituições de educação, que participam de programas para receber brasileiros com intenção de trabalhar e estudar no exterior. O Salão do Estudante está em sua 23ª edição e oferece mais de 15 países como opção de intercâmbio.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

10 de março de 2017 | 16h06

O Salão do Estudante irá passar por seis capitais: São Paulo (11 e 12), Rio de Janeiro (14 e 15), Porto Alegre (17), Curitiba (18), Belo Horizonte (19) e Salvador (21). Mais de 300 instituições de ensino internacionais de mais de 15 países diferentes confirmaram presença no evento que tem como estimativa receber cerca de 30.000 visitantes.

Apesar da crise, os organizadores e expositores do Salão do Estudante estão otimistas e preparados para receber os visitantes brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Business Marketing International (BMI), que há 30 anos organiza eventos internacionais no setor de educação, o Brasil está no top 10 do ranking de países que mais envia estudantes para o exterior, no ano de 2014 foram cerca de 300 mil brasileiros e em 2015 mais de 292 mil.

Não existe qualquer tipo de requisito para participar do Salão do Estudante 2017, os interessados em fazer intercâmbio no exterior que desejarem comparecer ao evento precisam apenas preencher uma inscrição sem custo algum.

Ao visitar o Salão do Estudante, o interessado em intercâmbio encontrará cursos de idiomas, graduação, pós-graduação, MBA, ensino médio, preparação universitária, cursos técnicos, acampamentos de verão, programa de Au Pair, estágios, além de cursos mais tradicionais como administração, arquitetura, ciências da computação, jornalismo, engenharia, direito, medicina, gastronomia, artes gráficas, turismo, cinema e artes cênicas.

Com o objetivo de atrair estudantes brasileiros, as instituições estrangeiras oferecem taxas ou matrículas mais baixas, validação de currículo nacional, parcelamentos, isenção de algumas taxas, diferentes opções de trabalho no exterior e ofertas exclusivas durante o evento.

Os interessados em intercâmbio no exterior também encontrarão outro atrativo interessante. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é aceito para ingresso em 18 instituições portuguesas de ensino público e privado, entre elas as Universidades de Coimbra, Lisboa e Algarve. Os cursos mais procurados pelos intercambistas brasileiros são Relações Internacionais e Jornalismo.

As mais conceituadas instituições educacionais de países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suíça confirmaram presença e oferecerão condições exclusivas aos visitantes. Este ano, pela primeira vez, a Rússia também estará presente no Salão do Estudante.

Como destino para intercâmbio destaca-se a Irlanda, uma das maiores vantagens do país é a facilidade que o intercambista tem para tirar o visto. Em diversos países, o participante de um programa de intercâmbio precisa fazer entrevistas, comprovar renda e emprego fixo, pagar taxas consulares, dentre outras burocracias que podem emperrar a viagem. Para a Irlanda, o intercambista só precisa de comprovante de residência fixa, uma carta da escola, com curso de carga mínima semanal de 20h/aula, possuir seguro governamental ou médico privado, 3000 euros comprovados em extrato de uma conta em banco irlandês e mais 300 euros de imigração.

A Irlanda também é um destino mais barato para os intercambistas quando comparado aos Estados Unidos, Canadá e outros países europeus. Outro fator interessante para quem deseja fazer intercâmbio é que a Irlanda permite que o intercambista tenha um emprego remunerado. O visto Stamp 2, que dá permissão de trabalho, pode ser renovado por duas vezes, porém, o estudante não pode cursar o nível de inglês igual ou inferior ao já cursado.

Interessados em intercâmbio na Irlanda podem contar com a ajuda do site E-Dublin , eleito por voto popular o melhor blog de intercâmbio do mundo em 2010, 2012 e 2015. O site é referência para brasileiros em fase de decisão sobre intercâmbio na Irlanda e funciona como um guia para quem decidiu pelo país como destino.

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.