
08 de fevereiro de 2017 | 15h04
De acordo com um estudo produzido pelo Datafolha, 72% dos brasileiros fariam a aquisição de algum tipo de sistema de autogeração, caso os mesmos viessem combinados a uma baixa linha de juros. Além disso, 50% dos brasileiros estariam abertos para utilizar o FGTS para este fim.
Utilizar energia solar por meio de equipamentos, como placa fotovoltaica, pode tornar-se uma alternativa de economia de energia. Aproximadamente 48% dos entrevistados, possuem o objetivo de adquirir equipamentos para gerar energia própria. Segundo o Datafolha, a segunda justificativa mais citada, com 17%, foi a possibilidade de ser independente de distribuidoras de energia.
De acordo com o Greenpeace, a pesquisa realizada sobre energia solar, teve abrangência nacional, contando com regiões metropolitanas e cidades do interior. Foram realizadas 2.044 entrevistas em 178 municípios.
Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que o resultado do trabalho surpreendeu de maneira positiva. Disse que a pesquisa demonstrou um enorme potencial de mercado da autogeração de energia ? constituída por 98,9% de projetos fotovoltaicos. Nesse modelo, podem ser incluídos fontes hídricas, de biomassa, eólica e de cogeração qualificada.
Crescimento da energia renovável no País
Nos últimos anos, alternativas renováveis de geração de energia têm apresentado bons resultados no Brasil. Em 2014, a capacidade do País de produzir energia solar térmica aumentou para 7,71 GWth (gigawatts térmicos), o que representa um crescimento de 4,5% no ano.
A partir desse avanço, o Brasil se tornou o 5º maior produtor de energia solar no mundo. A China destaca-se com a liderança, tendo capacidade de gerar 289,52 GWth.
O segundo lugar na lista, consta os Estados Unidos, que conta com capacidade para produzir 17,1 GWth. Em seguida, vem a Alemanha, com possibilidade de gerar 12,8 GWth, e a Turquia (12,73 GWth).
Estes números, são parte de um relatório chamado Solar Heat WorldWide 2016, que utiliza dados relativos a 2014, produzido pela Agência Internacional de Energia (IEA). Essa pesquisa, leva em consideração informações apresentadas por 61 Países, que unidos representam 63% da população mundial, 95% de toda energia solar gerada no planeta. De modo geral, esses 61 Países são capazes de produzir 410,24 GWth.
Dessa forma, o Brasil segue em progresso neste setor. No site Portal Solar é possível encontrar tudo sobre Energia Solar.
A equipe Portal Solar trabalha para difundir e viabilizar a energia solar fotovoltaica no País. Este processo é realizado para encontrar as melhores soluções do mercado, o que inclui o contato com fornecedores qualificados.
Mais informações sobre o assunto, acesse o o Portal Solar.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.