
23 de fevereiro de 2017 | 10h16
A durabilidade da madeira aumenta devido a extração dos nutrientes, sendo assim, bactérias e fungos ficam incapacitados de atingir o material fazendo com o que a madeira ganhe elevada resistência ao tempo e aos demais agentes decompositores.
O tratamento térmico foi estudado pelos cientistas Stamm e Hansen, nos anos 30, na Alemanha. Kollman e Schneider publicaram às suas descobertas nos anos 60, entretanto, foi nos 90 que um estudo completo sobre o tema foi feito. Unindo Finlândia, França e Holanda, VTT (Finnish State Research Center).
As características da madeira são as mais positivas possíveis, sem agentes químicos, o aroma exalado pelo material tratado é agradável às narinas. A coloração varia de acordo com o tratamento e contato com a temperatura, quanto maior for a temperatura, mais concentrada será sua coloração.
Não há uma manutenção certa, porém o que a Vale do Cedro indica, é uma vez por ano uma inspeção anual para evitar danos graves. A madeira tratada é um produto durável e resistirá por longos anos, entretanto o efeito natural e a exposição à luz, podem causar o desaparecimento da cor, o aparecimento de micro fissuras e o crescimento de algas.
Website: https://www.valedocedro.com
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.