Solução inteligente diminui congestionamentos e torna a saída dos colégios mais segura

São Paulo, SP--(DINO - 20 fev, 2017) - Durante o período de férias escolares é visível que o trânsito fica mais calmo em muitas regiões. Entretanto, com o retorno das aulas esta situação acaba se revertendo e há quem perca a paciência devido ao estresse causado pelas longas filas de carros que se formam em frente às escolas. O transtorno afeta pais que precisam buscar os filhos na escola, motoristas que passam pelo local nos horários de pico e também educadores que precisam ter um cuidado redobrado na hora de liberar as crianças na saída do colégio.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

20 de fevereiro de 2017 | 10h10

Pensado em oferecer uma solução para este tipo de situação que a empreendedora Emily Yamaoka e o seu sócio José Kieling, ambos com experiência em TI, se uniram para desenvolver o aplicativo JaCheguei, que além de facilitar a vida dos pais e escolas, contribui para diminuir o congestionamento nas cidades.

Através do aplicativo, pais avisam a escola com antecedência e de forma automática que estão chegando. Não é preciso nem mexer no celular enquanto dirigem, basta ativar o 3G e o geolocalizador de celular. O app envia dois avisos automáticos, um quando o pai está em um raio próximo ao destino e outro quando já está na rua. Enquanto isso, a equipe da escola recebe essa informação e agiliza a liberação da criança.

"Muitas escolas começaram a nos procurar com mais frequência, porque querem oferecer praticidade aos pais e evitar a espera na porta da escola. A nossa proposta é ser um facilitador para a entrega dos alunos com mais segurança e promovendo uma atitude mais consciente, em que a ação de um colabora para o bem estar de todos", afirma Emily Yamaoka.

Para Silvana Grams, mantenedora da Escola de Educação Infantil Pequeno Amigo, localizada em Curitiba, o principal benefício desde que começaram a utilizar o app é a agilidade que a ferramenta proporciona. "A JaCheguei ajudou a diminuir o tempo de espera dos pais e resolvemos a dificuldade de estacionamento. Como a criança já está pronta, o pai não precisa ficar esperando no portão".

O retorno dos pais tem sido muito positivo após a implantação do sistema. Segundo a educadora, o uso da tecnologia acabou se tornando um diferencial para a escola, já que atualmente atendem a uma demanda de pais mais conectados com a tecnologia.

"Outra vantagem é que os pais podem cadastrar suas fotos e informações do veículo para facilitar o reconhecimento pela escola, o que é muito útil em mudança de ano letivo e no caso do funcionário ainda não conhecer todos os pais", explica José Kieling.

A iniciativa também garante maior segurança na hora da saída dos estudantes do colégio. Com o objetivo de lidar com situações suspeitas, o JaCheguei possui um botão de pânico, que pode ser acionado pelos responsáveis se qualquer comportamento estranho for observado nos arredores da escola.

Lançado em 2015, o serviço começou a ser utilizado na cidade de São Paulo. Posteriormente expandiu para cidades do interior e avançou para outros estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O aplicativo está disponível para todo Brasil nas versões iOS e Android. As instituições interessadas na tecnologia pagam uma taxa de adesão inicial e um valor mensal, que varia de acordo com o número de alunos.

Sobre o app: lançado em janeiro de 2015, o app criado por Emily Yamaoka e José Kieling está disponível para escolas de todo o Brasil. O aplicativo emite alertas automáticos quando os pais se aproximam para buscar os filhos na escola e tem o objetivo de agilizar a liberação das crianças nos colégios e, assim, melhorar o trânsito na porta das instituições de ensino.

Website: http://jacheguei.com.br/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.