Soraya Smaili é nomeada reitora pro tempore da Unifesp

São Paulo --(DINO - 10 fev, 2017) - A reitora da Unifesp, Profª. Drª. Soraya Soubhi Smaili, reeleita para novo mandato entre 2017 e 2021, foi indicada pelo ministro da Educação como reitora pro tempore. A indicação tem validade imediata e consta no Diário Oficial da União, pela Portaria número 233. A nomeação definitiva da Profª. Soraya para o cargo de reitora segue tramitando no Ministério da Educação (MEC).

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

10 de fevereiro de 2017 | 13h06

A portaria está disponível no link http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/02/2017&jornal=2&pagina=11&totalArquivos=72

Informe Unifesp

Na quarta-feira, 8 de fevereiro, Valeria Petri, então reitora em exercício da Universidade Federal de São Paulo, assinou a seguinte nota:

Informamos que, em 07/02/2017, encerrou-se o primeiro mandato da Profª. Drª. Soraya Smaili no cargo de reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a nomeação até o presente momento não ocorreu. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o processo está tramitando e segue curso previsto para nomeação.

A Profª. Soraya Smaili e o Prof. Nelson Sass foram escolhidos pelo Conselho Universitário em lista tríplice uninominal em 23 de novembro de 2016. A Unifesp protocolou junto ao MEC o resultado da eleição e demais documentos em 01/12/2016. Em meados de dezembro, foi formalizada uma denúncia improcedente contra o processo eleitoral, por um professor aposentado, que foi informada à Unifesp pelo MEC apenas em 23/01/2017 junto com um pedido de esclarecimentos e providências.

O Conselho Universitário reuniu-se em 31/01/2017, respondeu aos questionamentos e reafirmou a lisura do processo eleitoral e a vitória da chapa encabeçada pela Profª. Soraya Smaili. Essa reunião contou com a presença de 97% dos conselheiros e 93% dos votos foram favoráveis ao texto proposto e encaminhado ao MEC.

As decisões foram marcadas por forte apoio, incluindo a Associação Nacional dos Dirigentes de Ensino Superior (Andifes). O MEC recebeu a reitora no dia 02/02/2017 e assegurou que a nomeação ocorrerá regularmente.

A partir do dia 08/02, a atual vice-reitora, Profª. Drª. Valeria Petri, estará no exercício da reitoria, pois seu mandato encerra-se em 17/02/2017. Neste prazo, o MEC deverá nomear a reitora eleita. Todos os procedimentos estão em acordo com a lei e não haverá ausência de representação ou de dirigente. Não permitiremos que a universidade seja prejudicada.

Desta forma, a reitora em exercício reitera o que foi afirmado em nota do Conselho Superior, reunido em 31/01, pede urgência na nomeação da reitora reeleita, Profª. Soraya Smaili, de forma a viabilizar a retomada da normalidade das atividades institucionais e o início do novo ano letivo com a gestão eleita por sua comunidade, com amplo apoio.

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.