Startup Viva Decora conecta consumidores que buscam o sonho de criar a sua casa com profissionais de arquitetura, design de interiores e marcas

São Paulo, SP--(DINO - 08 fev, 2017) - Com dez mil profissionais de arquitetura e design de interiores cadastrados e mais de um milhão de visitas por mês, o portal Viva Decora (https://www.vivadecora.com.br/) quer se tornar a principal plataforma de conteúdo, inspiração, serviços e comunidade relacionada a arquitetura, design e decoração do país. Criada em 2014, a startup foi incubada dentro do VivaReal - portal que conecta pessoas interessadas em comprar, vender ou alugar imóveis - e vai muito além de oferecer dicas de decoração para os leitores.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

08 de fevereiro de 2017 | 13h18

Com um banco de imagens com mais de 110 mil ambientes decorados e 1.200 dicas postadas no blog, o Viva Decora conecta todo o mercado de decoração e reforma, desde o consumidor que busca inspiração para montar a sua casa até os profissionais - arquitetos e designers de interiores - que procuram visibilidade, conexão com usuários e conteúdo para melhorar a performance de seu escritório.

A criação do portal surgiu a partir de uma oportunidade de mercado percebida por Diego Simon, um dos fundadores do VivaReal, considerada uma das três startups brasileiras mais inovadoras do mundo. "Para a maioria das pessoas, alugar ou comprar um imóvel é apenas o começo de um desafio muito maior: ter uma casa dos sonhos. Para isso, o novo morador precisa buscar inspiração para decorar e reformar, pesquisar informações sobre o processo e conhecer as melhores opções de produtos e serviços, considerando o seu perfil de consumo. Nós percebemos que não havia uma plataforma para auxiliar o consumidor nesta busca e assim surgiu o propósito do Viva Decora: ajudar as pessoas a criar a casa dos seus sonhos", explica Simon.

Ao longo de 2016, o volume de visitas quadruplicou: eram 240 mil acessos em janeiro, que chegaram à casa do milhão em dezembro - um crescimento totalmente orgânico, por meio de produção de conteúdos próprios, desenvolvimento de aplicativos e implantação de novas tecnologias. A estimativa é que esse número possa triplicar até o início de 2018. Segundo Lucas Aragão, responsável pela área de Produto, Engenharia e Marketing do Viva Decora, este trabalho de posicionamento - decoração para cozinha, quarto, banheiro e outros ambientes - colocou o Viva Decora como principal referência nos mecanismos de busca: "em 2017, queremos explorar mais formatos e encontrar os consumidores de decoração independentemente de onde eles estiverem".

Canal de conteúdo para apoiar profissionais

Além de ser um meio de inspiração para quem quer decorar sua casa e de conexão para oportunidades de negócios para profissionais do setor, a startup também investe na criação de conteúdo de marketing, gestão e inovação para arquitetos e designers de interiores, para utilizarem o potencial das redes sociais (Pinterest, Instagram), ferramentas de gestão (de softwares a dicas de contabilidade e direitos autorais) e branding. No canal Viva Decora Pro, voltado especialmente para os profissionais, são publicadas informações especializadas que auxiliam na prospecção dos negócios e ajudam a melhorar o posicionamento online dos escritórios.

"Queremos atingir o arquiteto que desenvolve bons projetos, que pretende profissionalizar ainda mais o seu escritório, mas que não aparece muito nos meios tradicionais que cobrem o setor - um perfil que representa mais de 80% do mercado", reforça Simon. Entre as vantagens dos profissionais em fazer parte da rede Viva Decora está a possibilidade de escrever textos e publicar imagens de projetos para mais de um milhão de consumidores que acessam a plataforma mensalmente, além de ter acesso a conteúdo profissional especializado.

Em 2016, a startup criou o I Prêmio Viva Decora de Inovação e Tecnologia, que escolheu os arquitetos e designers de interiores que mais inovaram no uso de ferramentas digitais ao longo do ano. "Temos como propósito inspirar os profissionais a explorar todo o potencial do mercado online, inovando no uso de ferramentas digitais para prospectar clientes e alavancar negócios, um diferencial e tanto em meio a um cenário econômico difícil", completa Michel Wajs, responsável pelo desenvolvimento de Novos Negócios do Viva Decora. A empresa promoverá em 2017 a segunda edição do prêmio.

Além das ações online, a startup tem apostado em eventos presenciais pelo país, como o Decora Day, com foco em marcas do mercado de decoração, mobiliário e reforma, que teve a primeira edição em novembro do ano passado, em São Paulo, e reuniu mais de 300 profissionais. A programação incluiu palestras sobre inovação no mercado, tendências (omnichannel, geolocalização) realizadas por parceiros (Pinterest, Portobello, Expo Revestir etc.) e pelos diretores da startup. Em 2017, o Decora Day será realizado em outros estados - a primeira edição acontece em Bento Gonçalves (RS), um dos principais polos moveleiros de alto padrão no país. A Viva Decora também estará presente em feiras como Expo Revestir (março) e Feicon (abril), levando conteúdos e palestras com especialistas.

Viva Decora em números:

- Fundação: 2014, São Paulo/SP

- Equipe Viva Decora: 20 pessoas

- Número de acessos portal: 1 milhão visitantes/mês

- Mais de 110 mil imagens de ambientes decorados à disposição dos usuários

- Posts publicados: + 1.200 (postagens diárias)

- Volume de profissionais cadastrados: 10 mil (dezembro/2016)

Website: https://www.vivadecora.com.br/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.