Supermicro emprega mais de 30.000 servidores MicroBlade? para ativar um dos centros de dados de maior eficiência do mundo (PUE de 1,06)

Supermicro emprega mais de 30.000 servidores MicroBlade? para ativar um dos centros de dados de maior eficiência do mundo (PUE de 1,06) Centro de Dados da Fortune 100 no Vale do Silício, na Califórnia, atinge uma eficácia no uso de energia (PUE) de 1,06 com 280 nós por rack garantindo máxima densidade e eficiência do servidor PR Newswire SAN JOSE, Califórnia, 6 de fevereiro de 2017

Por PR NEWSWIRE

06 de fevereiro de 2017 | 14h46

SAN JOSE, Califórnia, 6 de fevereiro de 2017 /PRNewswire/ -- A Super Micro Computer, Inc. (NASDAQ: SMCI), líder mundial em tecnologias de computação, armazenamento e redes, incluindo computação verde, anunciou a implementação de seus sistemas MicroBlade? desagregados em um dos centros de dados de maior densidade e eficiência energética do mundo.

Foto - http://mma.prnewswire.com/media/464938/Super_Micro_Computer_Microblade.jpg

Uma grande empresa de tecnologia, listada na Fortune 100, implementou mais de 30.000 servidores Supermicro MicroBlade, em suas instalações de centro de dados no Vale do Silício (Silicon Valley), na Califórnia, com uma eficácia no uso de energia (PUE -- Power Use Effectiveness) de 1,06, para atender as crescentes necessidades de computação a empresa. Em comparação com um centro de dados tradicional que opera a um PUE de 1,49 ou mais, o novo centro de dados consegue uma melhora de 88% em eficiência energética geral. Quando a construção estiver concluída, com uma potência de carga da TI de 35 megawatts, a empresa prevê economias de $ 13,18 milhões por ano em custos totais de energia em todo o centro de dados.

O sistema Supermicro MicroBlade representa um tipo inteiramente novo de plataforma de computação. É um sistema completo tudo-em-um, em 3U ou 6U, de extrema densidade, poderoso e flexível, que tem 14 ou 28 lâminas hot-swap do MicroBlade Server. O sistema proporciona uma melhora de 86% em eficiência energética e de resfriamento com infraestrutura comum compartilhada, melhora da densidade do sistema de 56% e menor investimento inicial em contraste com servidores em 1U. A solução tem 280 servidores com processadores Intel® Xeon® por rack e consegue economias em despesa de capital (CAPEX) de 45% a 65% por ciclo de renovação (refresh cycle), com um projeto de escala de rack desagregada.

"Com 280 servidores com processadores Intel Xeon em um rack de 9 pés e uma melhora de até 86% na eficiência de resfriamento do sistema, o sistema MicroBlade é um agente transformador", disse o presidente e CEO da Supermicro, Charles Liang. "Ao alavancar sua equipe de engenharia baseada no Vale do Silício e sua capacidade global de serviços, a Supermicro colaborou de perto com o departamento de TI da empresa e disponibilizou uma solução desde o conceito do projeto ao produto de alta qualidade, otimamente ajustado, com cadeia de suprimento completa e suporte para entrega em larga escala em cinco semanas. Com nossos novos MicroBlade e SuperBlade, mudamos as características da arquitetura de lâminas, para fazer com que as lâminas tenham o menor custo de aquisição inicial para nossos clientes, não apenas o melhor em termos de computação, eficiência energética, projeto sem cabeamento e custo total de propriedade".

A arquitetura desagregada do Supermicro MicroBlade libera a interdependência entre os principais subsistemas de servidores, possibilitando o upgrade independente da CPU+memória, entrada e saída (I/O), armazenamento e energia/resfriamento. Agora, cada componente pode ser renovado a tempo para maximizar os aperfeiçoamentos da Lei de Moore em desempenho e eficiência em oposição a esperar por um único ciclo de renovação do servidor monolítico.

"A arquitetura desagregada do servidor possibilita upgrades independentes dos módulos de computação, sem substituir o restante do compartimento, incluindo rede, armazenamento, ventoinhas e fontes de alimentação, que se renovam a uma taxa mais lenta", disse o pesquisador da Intel e CTO de TI da Intel, Shesha Krishnapura. "Ao desagregar CPU e memória, cada recurso pode ser renovado independentemente, permitindo aos centros de dados reduzir os custos dos ciclos de renovação. Quando observados em um ciclo de renovação de três a cinco anos, uma arquitetura de servidor desagregada Intel Rack Scale Design (projeto de escala de rack da Intel) irá produzir, em média, servidores de maior desempenho e mais eficientes a custos menores do que os tradicionais modelos de substituição total do sistema, ao permitir aos centros de dados otimizar independentemente a adoção de tecnologias novas e aperfeiçoadas".

O MicroBlade fornece o elemento básico para uma solução para centro de dados de projeto Rack-Scale. A rede através de todas as lâminas de servidores é agregada em apenas duas portas para uplink, através de um switch integrado, eliminando a necessidade de switches Top-of-Rack (ToR) e cabeamento complexo. Com redução do cabeamento em até 99% para o Sistema MicroBlade, o fluxo de ar é significativamente melhorado, o que, por sua vez, reduz a carga sobre as ventoinhas de resfriamento, resultando em despesas operacionais (OPEX) ainda menores. Uma melhora na eficiência energética das ventoinhas de resfriamento de até 86% é conseguida com o compartilhamento de quatro ventoinhas de resfriamento e módulos energéticos integrados em todas as 14 lâminas dos servidores MicroBlade. O compartimento do MicroBlade é configurado com um módulo de gerenciamento de chassi (Chassis Management Module) para gerenciamento unificado e fontes de alimentação digital redundante certificada de nível Titânio de 2.000 watts, para uma eficiência energética de 96%. O Supermicro MicroBlade é comercializado com IPMI 2.0 padrão do setor e projetado para Redfish API com o objetivo de reduzir as despesas de gerenciamento em centros de dados de grande escala. O MicroBlade também dá suporte a processadores DP Intel Xeon E5-2600 v4/v3 (números das peças do blade server MBI-6128R-T2/T2X).

Além do MicroBlade, a Supermicro está apresentando a nova arquitetura SuperBlade® com mais opções de implementação. O X10 Generation SuperBlade dá suporte a até 10/14/20 nós de processador dual ES-2600 v4 por chassi em 7U, com muitos dos mesmos recursos do sistema MicroBlade. Os novos sistemas SuperBlade® em 8U usam os mesmos switches de Ethernet, módulos de gerenciamento de chassi e software do MicroBlade para oferecer maior confiabilidade, facilidade de manutenção e custos acessíveis. Os sistemas são projetados para dar suporte a processadores DP e MP em até 205 watts em lâminas de meia altura e altura total, respectivamente. Similarmente, os novos sistemas SuperBlade em 4U maximizam o desempenho e a eficiência, ao mesmo tempo que habilitam até 140 servidores de processadores duais ou 280 servidores de processador único por rack de 42U.

Sobre o compartimento do MicroBlade em 3U implementado

  • Mais de 30.000 lâminas de servidores Supermicro® MicroBlade? baseados em processadores Intel® Xeon®.
  • Cada compartimento do MicroBlade em 3U consiste de 14 lâminas de servidor hot-swap.
  • Utilização do espaço no centro de dados aperfeiçoado em 56% / densidade comparada à solução anterior implementada.
  • Redução de cabeamento em até 96,5%.
  • Até 2 switches de Ethernet com 2 uplinks 40Gb/s QSFP ou 8 uplinks 10Gb/s SFP+ por compartimento.
  • Fontes de alimentação digital de nível Titânio de alta eficiência (96%+) compartilhadas.
  • Economias de despesa da capital (CAPEX) de 45% a 65% devido à arquitetura de hardware desagregada.

Sobre o compartimento do MicroBlade em 6U

  • Até 28 servidores blade hot-swap (56 UP ou 28 nós Xeon DP).
  • Redução de cabeamento em até 98%.
  • Até 2 switches GbE com 2 uplinks 40Gb/s QSFP ou 8 uplinks 10Gb/s SFP+ por compartimento.
  • Até 8 fontes de alimentação digital (N+1 ou N+N redundante) de alta eficiência certificada (96%) de nível Titânio, de 2000W.

Novo compartimento do SuperBlade em 8U

  • Até 20 servidores blade de 2 soquetes de meia altura.
  • Até 10 servidores blade de 4 soquetes de altura total.
  • Um switch 100G EDR IB ou Omni-Path.
  • Até 2 switches de Ethernet (1G,10G) para conectividade Ethernet i
  • Um módulo de gerenciamento de chassi (CMM -- Chassis Management Module)
  • Até 8 fontes de alimentação digital (N+1 ou N+N redundante) de Titânio (96%) de 2200W.

Novo compartimento do SuperBlade em 4U

  • Até 14 servidores blade de 2 soquetes e meia altura.
  • Até 28 nós de servidor blade de soquete único.
  • Até 2 switches Ethernet (1G, 10G ou 25G).
  • Até 4 fontes de alimentação digital (N+1 ou N+N redundante) de Titânio (96%) de 2200W.
  • Um módulo de gerenciamento de chassi (CMM -- Chassis Management Module).

Servidores Blade MicroBlade típicos

3U/6U MicroBlade ? projetado para obter as melhores vantagens sobre muitas arquiteturas padrão do setor, com solução total tudo-em-um, densidade ultra alta, consumo energético ultra baixo, melhor desempenho por watt e por dólar, alta escalabilidade e melhor facilidade de serviço. O compartimento do MicroBlade pode incorporar até 2 switches Ethernet (10G ou 1G) e até 2 módulos de gerenciamento de chassi. Pode incorporar até 4 ou 8 fontes de alimentação redundante (N+1 ou N+N) de alta eficiência (96%+), de nível Titânio e 2000W, com ventoinhas de resfriamento.

MBI-6119G-C4/T4 ? 28 nós da família de processadores Intel® Xeon® E3-1200 v5 por 6U (até 196 nós por 42U) ou 14 nós por 3U com 4 SAS SSD de 2,5", RAID 0,1,1E,10 ou 4 HDDs SATA de 2,5".

MBI-6219G-T ? 56 nós da família de processadores Intel® Xeon® E3-1200 v5 por 6U (até 392 nós de computação pro rack de 42U) ou 28 nós por 3U com 2 SSD de 2,5" por nó.

MBI-6218G-T41X/-T81X ? 56 nós de computação da família de processadores Intel® Xeon® D-1581/1541 por 6U (até 392 nós de computação por rack de 42U) ou 28 nós por 3U com até 16 núcleos e 10GbE integrado por nó.

MBI-6118G-T41X/-T81X ? 28 nós da família de processadores Intel® Xeon® D-1541/D-1581 por 6U (até 196 nós de computação por rack de 42U) ou 14 nós por 3U com 8 núcleos e 2 10GbE integrados.

MBI-6219G-T7LX /-T8HX ? 56 nós da família de processadores Intel® Xeon® E3-1578L v5/E3-1585 v5 por 6U (até 392 nós de computação por rack de 42U) ou 28 nós por 3U com Intel® Iris? Pro Graphics P580 e 10GbE integrado por nó.

MBI-6119G-T41X /-T8HX ? 28 nós da família de processadores Intel® Xeon® E3-1578L v5/E3-1585 v5 por 6U (até 196 nós de computação por rack de 42U) ou 14 nós por 3U com Intel® Iris? Pro Graphics P580 e 2 10GbE integrados.

MBI-6128R-T2/-T2X ? 28 nós DP da família de processadores Intel® Xeon® E5-2600 v4 por 6U (até 196 nós de computação por rack de 42U) ou 14 nós por 3U com opções de 1GbE e 10GbE.

Para mais informações sobre as soluções Supermicro MicroBlade? visite: https://www.supermicro.com/products/MicroBlade/.

Para mais informações sobre a linha completa de soluções de servidores, armazenamento e rede de alto desempenho e alta eficiência da Supermicro, visite www.supermicro.com.

Siga a Supermicro no Facebook e no Twitter para receber as últimas notícias e anúncios.

Sobre a Super Micro Computer, Inc. (NASDAQ: SMCI)

A Supermicro® (NASDAQ: SMCI), principal inovadora em tecnologia para servidores de alto desempenho e alta eficiência, é uma grande fornecedora de Building Block Solutions® de servidores avançados para centros de dados, computação em nuvem, TI empresarial, Hadoop/Big Data, HPC e sistemas embutidos, em todo o mundo. A Supermicro assumiu o compromisso de proteger o meio ambiente através da iniciativa "We Keep IT Green®" e fornece aos clientes as soluções mais eficientes energeticamente e amigáveis ao meio ambiente, disponíveis no mercado.

Supermicro, SuperBlade, MicroBlade, Building Block Solutions e We Keep IT Green são marcas comerciais e/ou marcas comerciais registradas da Super Micro Computer, Inc.

Intel e Xeon são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e outros países.

Todas as demais marcas, nomes e marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários.

SMCI-A

FONTE Super Micro Computer, Inc.

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.