Três dicas fundamentais pra te ajudar a escolher o melhor estetoscópio

Este conteúdo é uma comunicação empresarial

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

16 de março de 2017 | 02h55

São Paulo - SP--(DINO - 03 mar, 2017) - O estetoscópio é um dos instrumentos indispensáveis para os profissionais da saúde ? tanto para os estudantes, quanto para os formados. Portanto, se você está em busca de um estetoscópio pra chamar de seu, separamos algumas dicas preciosas para você não errar na escolha ? e nem acabar fazendo diagnósticos errados, não é mesmo?

1. Só compre estetoscópios de boa fabricação.

Não se esqueça que, quanto melhor o aparelho, mais fácil será ouvir o corpo do paciente. Quando for escolher o seu, dê sempre preferência aos estetoscópios de tubos curtos, rígidos e grossos ? a menos que você precise andar com ele, nesses casos, o ideal são os de tubos longos e que não sejam muito pesados.

2. O estetoscópio ideal para cada profissão

Comprar o estetoscópio de acordo com a sua especialidade é indispensável para realizar bons diagnósticos . O aparelho é usado para amplificar os sons do corpo humano e, por isso, é indispensável que o seu seja especifico para a sua especialidade ? seja diagnosticando crianças, seja diagnosticando adultos.

Hoje em dia, existe uma grande variedade de marcas e variações de estetoscópios. O Estetoscópio littmann, por exemplo, possui produtos específicos para a especialidade de cardiologia. Já o Estetoscópio Spirit tem edições especiais para o atendimento pediátrico e neonatal. Então, na hora de adquirir o seu, é indispensável estar atento a essas especificações.

Quem trabalha na área de pediatria ou neonatal, por exemplo, precisa escolher modelos específicos para crianças e, de preferência, que possuam boa fabricação. Os estetoscópios neonatais são usados, normalmente, em recém nascidos. O bom desse modelo é que ele possui uma versão reduzida e anatomicamente confortável para atender especialmente os pequenos.

3. Estrutura e funcionamento de um estetoscópio

A estrutura do estetoscópio é formada por cinco elementos. As olivas são peças de silicone adaptáveis aos ouvidos, para que o metal não tenha contato direto com os ouvidos. O tubo de condução, que é confeccionado de borracha para uma melhor flexibilidade no momento do exame ? fazendo ligação entre a haste de metal e a campânula. Já o diafragma é peça de plástico que tem contato direto com o paciente ? geralmente causando certo desconforto por serem geladas. Alguns estetoscópios possuem o diafragma feito de um material anti frio ? tornando o diagnóstico mais confortável para o paciente.

O aparelho funciona amplificando o som por uma estrutura que imita o ouvido humano. O ruído captado segue através dos tubos de condução passando pela haste metálica e pelas olivas auriculares até chegar no ouvido do médico.

3. A vida útil de um estetoscópio

Na hora de investir em um instrumento como esse, deve-se pensar nas suas especificações. O preço do estetoscópio vai depender muito da especialidade e da qualidade.

Então, se for para uso profissional, vale a pena investir em um bom estetoscópio e gastar um pouco mais. Os produtos fabricados com materiais de alta qualidade possuem tempo de garantia ? e de vida útil ? maior que os demais.

Gostou das dicas? Já sabe qual estetoscópio comprar? Então não deixe de acessar o site da Center Medical . A loja possui a maior variedade de estetoscópios, pelo melhor preço do mercado. Acesse e confira!

Website: http://www.centermedical.com.br/

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.