Tricologia: especialidade trata alterações capilares como sintomas de doenças

Campinas, São Paulo--(DINO - 14 fev, 2017) - Na antiguidade, o cabelo era visto apenas como um órgão isolado, um "anexo" do corpo, sem função metabólica. Os tratamentos de saúde eram realizados com loções, vitaminas, bloqueadores enzimáticos (finasterida) e hormonais (anticoncepcionais). Com isso, os resultados eram superficiais, ou seja, não se diagnosticava e nem se tratava a causa da alteração capilar.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

14 de fevereiro de 2017 | 17h16

Com a evolução da Tricologia, especialidade que estuda as alterações capilares e conta com profissionais em diversas áreas, verificou-se a importância do cabelo como um termômetro da saúde geral do corpo. "Quando ocorre uma intoxicação, inflamação, infecção ou alergia há um desequilíbrio nutricional, metabólico e hormonal que redireciona os nutrientes dos órgãos menos vitais ? cabelo, pele e unha ? para os mais essenciais como cérebro, coração, rins, pulmões etc", explica a tricologista e terapeuta quântica Elizete Kaffer.

Segundo a médica, existem mais de 2500 causas de alterações no cabelo ? cor, volume, estrutura, frizz, diminuição do crescimento, quebra, queda ? sintomas que devem ser investigados para diagnosticar doenças que atingem a tireóide, pâncreas, intestino e outras partes do corpo.

Com exames epigenéticos, a Tricologia tem atuado na prevenção de enfermidades. "Não precisamos mais esperar alterações nos exames de sangue e imagem ou ficarmos doentes para depois diagnosticar e tratar as doenças", completa Elizete.

Nesse caso, basta apenas examinar um fio de cabelo do paciente para detectar predisposições genéticas a infecções, inflamações, toxinas, parasitas, radiações e até incompatibilidade alimentares- isso em poucos minutos.

Para o tratamento, é indicado ao paciente fazer uma mudança no estilo de vida, mudar os hábitos alimentares, o uso de cosméticos, produtos de higiene pessoal, vestuário e, com isso, eliminar elementos negativos que prejudicam a saúde do organismo. "Além dos benefícios a curto e longo prazo, o tratamento permite que os genes da saúde sejam passados e fortalecidos para as próximas gerações", afirma a terapeuta.

SPA Quântico Shalon

É um espaço terapêutico que oferece terapias integrativas realizadas por fisioterapeutas, massoterapeutas, acupunturistas, nutricionistas, dermatologistas e tricologistas. As terapias englobam tratamentos faciais com ênfase no rejuvenescimento, remoção de manchas, rugas, acnes, oleosidade e harmonização facial; procedimentos para o corpo com destaque para destoxificação corporal no emagrecimento, drenagem linfática, flacidez, estrias, celulites e gorduras localizadas; e também cuidados com o cabelo, terapias contra quedas, caspa, seborreia, alopécia, dermatites e tratamentos pós-química.

Saiba mais: http://spaquanticoshalon.com.br

Website: http://spaquanticoshalon.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.