
20 de fevereiro de 2017 | 17h40
Lembre-se: não importa o quanto você ganha, mas o quanto você gasta. E controlar essa parte, embora seja difícil no começo, torna-se um costume com o passar do tempo.
Quer colocar suas finanças em dia? Confira as dicas:
Antes de ir ao mercado
Faça uma refeição leve antes de sair de casa. Se você for ao mercado com fome, suas chances de ser impulsivo e comprar mais do que o necessário aumentam.
Além disso, prepare uma lista com tudo o que precisa comprar. Verifique a despensa antes.
E, para não ser enganado, repare também na posição dos produtos nas prateleiras. Geralmente, os itens mais caros estão na linha dos olhos e em locais de fácil alcance.
No shopping
Evite frequentar shoppings como passeio. Vá apenas quando precisar comprar roupas ou algum presente. E cuidado com as primeiras lojas ? a dica para economizar é rodar e pesquisar promoções.
Contas em dia
Procure colocar suas contas para vencer sempre no mesmo dia ? e que ele seja, de preferência, poucos dias depois do recebimento do seu salário.
E, se der, a função de débito automático pode ser bem útil, já que com ela, você não atrasará no pagamento e evitará pagar juros e multas.
Energia elétrica
Durante o dia, tente aproveitar a iluminação natural da casa ? abra as janelas e cortinas.
Troque suas lâmpadas por LED, que são mais econômicas.
"Também vale trocar alguns eletrodomésticos ultrapassados por outros com o selo do
PROCEL, que garantem economia de energia", aconselha Fabiana Bergamaschi, da Venax Eletrodomésticos (www.venax.com.br).
A Venax Eletrodomésticos trabalha com eletrodomésticos diferenciados, como fogão a lenha , cervejeiras, fogões a gás, cooktops, fornos de embutir a gás, fornos elétricos, fogões industriais, frigobares, freezers, climatizadores de vinhos e expositoras de bebidas. A empresa está desde 1985 no mercado e seus produtos contam com selos INMETRO, além de terem os preços mais acessíveis do mercado brasileiro.
"Mantenha equipamentos de refrigeração desencostados da parede, em locais arejados. E tente controlar o abre e fecha, para diminuir o consumo de energia", diz Bergamaschi.
Vale ainda: não pendurar roupas na parte traseira desses eletrodomésticos nem alimentos muito quentes dentro deles ? sempre espere esfriar para colocar.
Ligue o ferro de passar roupas apenas uma vez por semana. Por isso, o ideal é esperar acumular bastante roupa.
Associe a economia de energia com a economia de água: tome banhos mais rápidos no dia a dia. Nos dias mais quentes, mude a chave do chuveiro para verão.
Aluguel e condomínio
Todo começo de ano, procure negociar o reajuste. Se for ano de crise, peça para o proprietário não reajustar naquele ano. Essa medida pode ser positiva para ele, visto que se você decidir sair do apartamento, pode demorar meses até que ele consiga realugar o imóvel.
Lembre-se que você não deve comprometer mais de 1/3 do seu salário com despesas de aluguel e condomínio, hein?
Tarifas e anuidades
Evite ter conta em vários bancos para não pagar tarifas desnecessárias. O mesmo vale para vários cartões de créditos ? procure por aqueles que não cobram anuidade e, se possível, que ainda ofereçam programas de milhas para você economizar com passagens aéreas.
Cuidado ainda com a manipulação das suas contas ? se deixá-las no negativo, terá que pagar juros abusivos do cheque especial. O mesmo vale para passar um cheque sem fundos ou pagar a parcela mínima do cartão de crédito. Essas medidas são desaconselhadas por todos os economistas.
Por fim, preste atenção ainda com a forma de pagamento escolhida na hora das compras. Compras a prazo costumam ter juros embutidos ? e eles podem ser bem altos. Por isso, prefira sempre pagar à vista. Aproveite e já barganhe um desconto nessa hora.
Website: http://www.venax.com.br/
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.