
16 de fevereiro de 2017 | 13h28
Entre as principais ações que alavancaram o reposicionamento da marca destacam-se a reavaliação dos canais de venda e os investimentos em marketing com a contratação do comentarista automotivo, César Urnhani, como embaixador da marca, e a promoção "Troca Bem" que levou sua palestra a mais de 2500 pessoas em diversas cidades do pais. Uma tática de marketing de guerrilha que impulsionou e mantém as vendas em cada região visitada. A promoção prossegue este ano com mais de vinte eventos, já confirmados.
Aperfeiçoamentos constantes nas linhas de produção da planta adquirida em Diadema em 2015, permitiram a ampliação e a pontualidade dos produtos nos pontos de vendas e o lançamento da linha de lubrificantes marítimos, em parceria com a Gulf Oil Marine, excedeu as previsões: a YPF Brasil já é, hoje, a maior parceira da Gulf na América Latina.
Mais ainda, somou para os bons resultados do ano passado a agilidade nos ajustes das estratégias frente às oscilações do mercado em 2016. "Tivemos agilidade para fazer os ajustes que o mercado exigiu no ano passado, o que nos faz entrar em 2017 mais seguros. A crise gera oportunidades e nos obriga a sair da área de conforto e sermos criativos. Resulta que, afinal, os ajustes que promovemos provaram ser mais eficientes que fórmula anterior. Numa situação favorável de mercado talvez não tivéssemos enxergado estas oportunidades de melhoria", diz o CEO da YPF Brasil.
O acerto da estratégia de 2016 autoriza metas ambiciosas para 2017. Além do lançamento de novas linhas de lubrificantes automotivos, a planta industrial localizada em SP permite melhorar o nível de serviço para o atendimento da linha de lubrificantes industriais, outra das especialidades da YPF, especialmente com foco nas indústrias elétrica e de borracha onde a marca tem sólida reputação. Assim como no segmento de Transporte Pesado com a Linha Extravida, também de qualidade reconhecida e parceira das principais montadoras.
"Se no ano passado, nosso foco foi no resultado do negócio, apesar da queda do mercado de lubrificantes, este ano, estaremos focados no binômio resultado/aumento do share de mercado mediante a diversificação de nossa linha de produtos e obviamente, no talento das nossas pessoas", completa Ferrari.
Website: http://ypf.com.br/
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.