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Apps de carona apostam em descontos e aprimoram serviço para atrair consumidor

Usuário pode se beneficiar de promoções e até de planos mensais para economizar

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As empresas de transporte individual privado 99, Easy e Cabify estão investindo em estratégias para atrair novos clientes e tentar crescer em um mercado antes dominado por taxistas no Brasil. As apostas vão desde os próprios veículos utilizados pelos motoristas - a 99, por exemplo, só permite carros com no máximo cinco anos de fabricação -, até pacotes mensais de descontos.

As medidas buscam oferecer alternativas à Uber, forte concorrente no ramo, cujos esforços recentes miram desde a entrega de comida até o transporte aéreo. As novas estratégias sucedem, inclusive, o reposicionamento de empresas, que antes ofereciam apenas serviços de táxi.

Concorrentes do Uber, serviços de carona usam preço para atrair clientes Foto: Brittany Sowacke/The New York Times

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Para o professor do Insper, Paulo Furquim de Azevedo, a tendência é que os aplicativos de transporte privado substituam o uso do carro. "Daqui a cinco anos, vai ter gente que vai deixar de ter um automóvel, principalmente jovens de 18 anos, 19 anos. Algumas dessas pessoas não vão nem tirar a carteira de motorista, nem comprar um automóvel, porque vão se apoiar nesse sistema", prevê Azevedo, que destaca que o uso moderado dos serviços permite economizar diante dos custos para manter um veículo próprio. 

A Easy (antiga Easy Taxi) lançou no fim do mês passado três modalidades de plano mensal, em uma estratégia inspirada em serviços como Netflix e Spotify. A adesão é pelo próprio aplicativo e a cobrança é feita automaticamente no cartão de crédito cadastrado na plataforma. O plano Bronze, o mais barato, custa R$ 24,99 por mês e permite 10 corridas com R$ 4 de desconto fixo em cada viagem. O plano Prata contempla 20 corridas com desconto fixo de R$ 5 em cada uma e custa R$ 49,99 por mês. Já o plano Ouro, mais caro, custa R$ 99,99 por mês e dá direito a 30 viagens com desconto fixo de R$ 6 em cada uma. Os três primeiros meses de uso são gratuitos para qualquer modalidade.

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Fernando Matias, Diretor de Marketing da empresa, explica: "A ideia é que, com esse plano, a gente consiga dar uma experiência melhor para o passageiro e, consequentemente, passe a fazer mais corridas”. Além disso, em uma iniciativa na capital paulista, a empresa oferece desconto de R$ 20 ao motorista que tiver sido multado. "O objetivo dessa ação é conscientizar as pessoas de que faz mais sentido usar um serviço de táxi ou de transporte privado do que ter um carro próprio", diz o executivo da Easy.

Para a 99 (antiga 99Taxis), um dos principais objetivos é atrair clientes para o seu serviço de carona particular, o 99 Pop. Porta-voz da companhia, Ricardo Kauffman afirma que o aporte de US$ 100 milhões recebido no início do ano da empresa chinesa Didi Chuxing, também de transporte particular, está sendo utilizado para impulsionar esse serviço. 

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Além de uma ação pontual realizada em abril, a 99 ainda prepara outro pacote de promoções na categoria Pop, segundo Kauffman: "No mês de maio, a 99 vai participar de forma bastante ativa do Maio Amarelo, uma campanha internacional de segurança no trânsito." O executivo não revela datas, mas complementa que também haverá ações de educação no trânsito, elaboradas em conjunto com a Prefeitura de São Paulo.

A espanhola Cabify, que completa um ano de atividade no Brasil em junho, executa no País um plano de investimentos da ordem de US$ 200 milhões e está presente, por enquanto, em oito cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Santos e Campinas.

Uma das ações financiadas por esse plano foi uma promoção feita em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, que recebia R$ 0,50 a cada corrida realizada por usuários da Cabify. Os clientes, por sua vez, obtinham 20% de desconto em viagens por meio de um código promocional. A ação durou até o último dia 1° de maio, porém o líder de Marketing da empresa em São Paulo, Pedro Falkenbach, sugere que a estratégia de oferecer preços menores pode continuar. “A gente usa desconto como um tipo de chamariz, mas diferencia com qualidade no atendimento e com carros mais novos”, diz.

Frente às estratégias das concorrentes, a Uber também lançou novidades nos últimos dias. Além dos descontos promocionais, também foi lançado um novo recurso no aplicativo que permite que o passageiro converse por mensagem com o motorista. Antes a comunicação só era possível via telefone.