Bolsa lidera ranking dos investimentos mais rentáveis em março

Dólar e Euro ficaram com os últimos lugares da classificação

Roberta Scrivano, do Economia & Negócios,

31 de março de 2010 | 19h21

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) foi o investimento mais rentável no mês de março. Com valorização de 0,59% na sessão de ontem, o índice, que serve como termômetro da bolsa nacional, encerrou o mês com alta de 5,82%, a 70.371pontos, nível mais alto desde 13 de janeiro.

Petrobrás e Vale, as ações mais negociadas na Bolsa, porém, demonstraram resultados opostos. Os papéis PN da mineradora tiveram alta de 11,47% no mês e, no trimestre, 17,42%. Os números da Vale são ainda mais altos que o desempenho do Ibovespa. A Petrobrás PN, que ainda tenta desatar os nós da capitalização, em março demonstrou valorização de 2,11%. Desde janeiro porém o papel recuou 3,68%.

A segunda melhor rentabilidade verificada em março ficou por conta do ouro. A commodity encerrou o período com alta de 4,13%. No ano, o metal precioso subiu 9,52%.

Na sequência aparecem os títulos indexados ao IGPM. "Com o IGPM de março apresentando inflação de 0,94%, esses títulos fecharam março com excelentes resultados, acima dos demais fundos de aplicações a juros, com rendimento bruto na faixa de 1,10 a 1,35%, dependendo do prazo do papel", avalia Fábio Colombo, administrador de investimentos.

Já os títulos indexados ao IPCA terminaram março com resultados regulares, com rendimento bruto na faixa de 0,75 a 1,10%, dependendo do prazo do papel. Isso ocorreu já que o IPCA de março.

A caderneta de poupança, os fundos DI e o CDB tiveram rentabilidades idênticas, de 0,58%.

As moedas ficaram na lanterninha da listagem. O dólar comercial recuou 1,38% em março e, no trimestre, a moeda subiu 2,18%. O Euro, por sua vez, fechou o mês com queda de 0,6% e, nos três primeiros meses de 2010, a moeda europeia caiu 3,9.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.