Pixabay
Pixabay

Maioria paga conta em dia, mas não poupa nem planeja orçamento

Estudo realizado pelo Banco Central mostra que a falta de hábito de poupança entre os brasileiros atinge todas as faixas etárias, principalmente as pessoas de menor renda

Fabrício de Castro, Broadcast

08 de janeiro de 2018 | 14h47

BRASÍLIA - Um estudo divulgado nesta segunda-feira, 8, pelo Banco Central mostra que 64% dos brasileiros pagam suas contas em dia, mas 56% não fazem um orçamento doméstico ou familiar. Feito em parceria com a Serasa Experian e com o Ibope, o levantamento, cuja coleta de dados ocorreu em 2015, mostra ainda que 69% dos brasileiros afirmaram não ter poupado nenhuma parcela da renda recebida nos 12 meses anteriores. 

+ Robô de investimento ganha espaço em meio à queda de juros

"A falta de hábito de poupança atinge todas as faixas etárias, principalmente as faixas de renda inferiores, resultando em baixa capacidade de arcar com despesas imprevistas", destacou o BC em newsletter divulgada na manhã de hoje. 

Entre os 31% que pouparam parte da renda nos 12 meses anteriores ao levantamento de dados, 53% dos entrevistados guardou menos de 10% dos recursos. Outros 30% pouparam entre 11% e 20% da renda, enquanto 12% guardaram de 21% a 30%.

Conforme o BC, apenas 5% pouparam mais de 31% do dinheiro recebido. "Esse resultado indica que, além de o porcentual de poupadores ser baixo, a parte da renda reservada à poupança não é elevada", pontuou o BC.

A amostra da pesquisa foi composta por 2.002 pessoas distribuídas em todas as regiões do País, por meio de entrevistas presenciais, realizadas entre os dias 9 e 13 de abril de 2015.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.