Seguradoras atraem clientes com serviços gratuitos

Benefícios incluídos nas apólices de seguros vão de consultoria nutricional a descontos em estacionamentos e cremação de animal de estimação

Luiz Guilherme Gerbelli e Roberta Scrivano, de O Estado de S. Paulo,

24 de outubro de 2010 | 20h32

Apólices de seguro simples são cada vez mais raras no mercado nacional. Hoje, os produtos vêm carregados de serviços incluídos no pacote sem custo adicional, segundo as seguradoras. Os novos benefícios listados nos contratos oferecem desde consultorias com nutricionistas até cremação do animal de estimação da família.

A avaliação de especialistas deste setor é de que os benefícios são uma tendência e vão continuar a ser oferecidos pelo segmento. "As seguradoras mostram seus diferenciais dessa forma e o consumidor tem de pesquisar para escolher a melhor opção", recomenda Carlos Antônio Barros de Moura, que atua no mercado de seguros há 40 anos e é diretor da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS).

Moura afirma que a inserção dos serviços na apólice é benéfica para os dois lados. Para o segurado, o benefício de usufruir de uma série de serviços sem custo adicional. Para a seguradora, proporcionar uma melhor qualidade de vida ao cliente é um forma de diminuir o volume de sinistros, diz o especialista.

"Quem oferece desconto em estacionamento quer evitar que o cliente pare na rua e, consequentemente, diminuir o risco de ocorrer algo com o veículo segurado", exemplifica.

A administradora de empresas Fernanda Seabra de Freitas, de 25 anos, por exemplo, sempre utiliza o ‘Motorista Amigo’, serviço oferecido aos clientes do seguro de automóveis da SulAmérica. "Saio para bares e baladas e como tenho consciência que bebida e direção não combinam, eu ligo para o Motorista Amigo para me buscar", conta.

Fernanda tem duas opções para chamar o serviço: ligar quando precisar do carro ou agendar um horário para que o Motorista Amigo lhe pegue. "Por causa desse serviço eu fechei com essa seguradora", afirma.

Opções

Serviços inusitados como cremação de animais e o direito de levar o bichinho ao veterinário também estão listados entre os serviços disponíveis nas apólices. A Liberty Seguros inclui esses benefícios em seu seguro residencial. "Esses diferenciais atraem muito cliente", comenta o corretor Mateus Schawmloffel, da XP Seguros, que representa a Liberty, Mapfre, entre outras.

Há ainda um seguro contra acidentes pessoais da Liberty, conta Schawmloffel, que dá assistência para clientes que tiveram seu cartão de crédito clonado. O cliente liga na central, passa o número do cartão e a seguradora se encarrega de bloquear o cartão e cumprir a burocracia exigida pelo banco para que haja o reembolso dos custos causados pela fraude.

Nutricionistas, profissionais de educação e até consultor de carreira são colocados à disposição dos cliente da HSBC Seguros que têm seguro de vida. Os três especialistas podem ser consultados pelo segurado de forma simples, somente por uma ligação telefônica. "Esse programa foi desenvolvido depois que consultamos o desejo dos nossos clientes", afirma Gustavo Lendimuth, gerente de produtos do HSBC Seguros.

O HSBC Seguros ainda não mensurou se a inclusão dos benefícios aumentou a venda das apólices. "O que já percebemos é que a satisfação dos nossos clientes cresceu. Isso a gente percebe pelos depoimentos que recebemos", diz Lendimuth.

Na Porto Seguro, alguns benefícios gratuitos são oferecidos desde 1982 e as opções estão cada vez mais variadas. A empresa desenvolveu facilidades principalmente para os motoristas, que podem utilizar a apólice até com a bicicleta se tiverem um problema durante uma pedalada.

Entre os diferenciais, a companhia também destaca a utilização de guinchos para remover os veículos quebrados do caótico trânsito de São Paulo. "A empresa foi pioneira e sempre trabalhou esse conceito de proteção total", afirma o diretor da Porto Seguro Auto, Marcelo Sebastião.

Os motoristas segurados pela Porto que não tiverem pontuação na carteira de habilitação também são beneficiados e ganham cinco por cento de desconto na renovação do seguro. "É um forma de retribuir a gentileza no trânsito."

Para o segurado que consome mais, a companhia oferece um cartão de crédito. Os pontos obtidos com as despesas são convertidos em abatimentos na renovação do seguro.

Moura, da APTS, reforça que com a grande gama de produtos oferecidos, o cliente deve pesquisar antes de decidir qual seguro fazer. "Comparar o preço da apólice e os serviços adicionais, além de checar o valor da franquia, são os principais pontos que o consumidor deve ficar de olho."

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