Visa lança robô para tirar dúvida de finanças pessoais no chat do Facebook

Visa lança robô para tirar dúvida de finanças pessoais no chat do Facebook

Ao contrário de startups que oferecem atendimento 100% humanizado, a ideia da Visa é responder com agilidade e sem erros

Nathália Larghi, O Estado de S.Paulo

08 de maio de 2017 | 16h21

O uso de robôs que tiram dúvidas e até agendam serviços pelo chat do Facebook, chamados de chatbots, tem ficado cada vez mais popular. A Visa foi uma das empresas que percebeu a força da interação via redes sociais e lançou, nesta segunda-feira, 8, um robô capaz de ajudar as pessoas a resolver problemas financeiros e a dar dicas de investimentos. Desenvolvida em parceria com a startup Smarters, a ferramenta funciona na página do Facebook do Finanças Práticas, programa de educação financeira da companhia.  

Logo que o robô é acionado no chat, ele já pergunta se a intenção do usuário é planejar ou investir – dois botõezinhos no qual o usuário pode clicar –, ou tirar alguma dúvida específica que deve ser escrita no chat. As respostas são automáticas e dadas na mesma hora. Conforme o "papo" vai se desenrolando, o próprio robô guia o diálogo, oferecendo opções de respostas e temas que o usuário escolhe de acordo com o que quer saber.

Se outras empresas ganham notoriedade pelo atendimento virtual 100% humanizado – como é o caso da fintech Nubank –, a ideia da Visa era justamente evitar erros e atraso nas respostas, coisas plausíveis de acontecer quando há uma pessoa do outro lado. "Com o robô você já tem uma resposta automática, rápida e correta", Sabrina Sciama, diretora de comunicação corporativa da Visa. 

Mesmo assim, existe a possibilidade de o chatbot receber uma perguntacuja resposta ele não conhece. Porém, segundo a diretora de comunicação, o robô da Visa vai aumentando seu banco de dados de acordo com as perguntas que vão chegando. "Essa inteligência artificial também aprende com o tempo. Hoje, as pessoas devem estar falando mais de Previdência, por exemplo, então vamos acrescentando mais coisas sobre aquele tema", afirma.

Desenvolvida em parceira com a startup Smarters, a ideia principal da ferramenta é levar educação financeira por meio de uma plataforma já consolidada e presente na vida das pessoas. "A gente trabalha com redes sociais há 10 anos e percebíamos que o usuário está cada vez mais conectado dentro dela. Por que não usar a rede para se comunicar com ele? Ao invés de fazer só conteúdo, quisemos ter um assistente virtual que fala diretamente com você", diz Sciama.

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