Dia da Mentira e Dia Internacional da Diversão no Trabalho no mesmo dia?
Dia 01 de abril comemoramos o Dia da Mentira e o Dia Internacional da Diversão no Trabalho
TEM - Teatro Empresarial Motivador, Media Lab Estadão
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
01 de abril de 2021 | 08h00
A cada ano, desde 1996, comemora-se o Dia Internacional da Diversão no Trabalho no dia 1 de abril, que curiosamente é o DIA DA MENTIRA.
O objetivo da criação em 1996 era para lembrar que o ambiente de trabalho também pode ser divertido.
Convidamos dois executivos, Ronaldo da Silva Pereira Júnior - CEO e Presidente da Ri Happy Brasil e Miguel Pina Martins - CEO da Science4you Portugal, empresas direcionadas ao edu-entretenimento e diversão, para uma experiência de reação: Apresentamos um vídeo de comédia sobre uma situação de comportamento dentro das organizações e pedimos que pudessem nos dizer qual foi o resíduo emocional deixado pelo vídeo e quais as outras reflexões em relação ao contexto atual sobre ambiente de trabalho e diversão.
Numa escala de 0 a 10, quanto você acha que um trabalho deve ser divertido ?
Eu só não digo 10 porque sou apaixonado pelo número 9. O 9 é para frente, é goleador, nasci no dia 9. Eu gosto de inverter a frase original para: Play Hard, work Hard, acredito na potência do brincar muito com responsabilidade. A alegria não pode ser desassociada aos resultados. Não adianta a pessoa ser muito feliz e não entregar, o mesmo vale se a pessoa for muito performática e estiver triste. Sou do tipo que quando viaja para o nordeste marca reunião na praia, porém às 07h da manhã. Se a pessoa chegar às 07h30 eu a aviso que chegou cedo pra reunião do dia seguinte. ( Ronaldo da Silva Pereira Júnior)
O que o vídeo do BINGO deixou de resíduo emocional ?
A princípio acho que todas as ferramentas que puderem ajudar a manter as reuniões interessantes para os participantes e realmente com conteúdo que se possa tirar alguma coisa acho que é a chave e acho que esse Bingo pelo menos mantém a atenção das pessoas. Pode não melhorar o conteúdo já que é uma brincadeira mas pelo menos mantém a atenção, é um princípio não é? Mas eu acho que um dos temas obviamente é o conteúdo, e como as reuniões são organizadas. Num mundo perfeito, não será preciso BINGOS porque as reuniões serão suficientemente interessantes com as agendas bem definidas e a presença das pessoas será suficientemente importante também. ( Miguel Pina Martins )
Minha primeira reflexão foi sobre a quantidade de palavras que se repetem em uma reunião e até muitas vezes palavras desencorajadoras como: Isso não vai dar certo ou isso não dá, enfim, características de reunião dominadas pelo chefe como no vídeo satiriza, não há uma troca e também a concorrência de palavras de modismo, ou seja, palavras que se repetem em geral nas reuniões das empresas que é o mesmo "framework" (mais uma palavra para encaixar). Tudo igualzinho. É raro uma reunião aberta, liberada para ideias malucas e muitas vezes respeitando diversidades. (Ronaldo da Silva Pereira Júnior)
Por que você acha que o Dia da Mentira é o mesmo Dia Internacional da Diversão no Trabalho?
Se analisarmos a postura de alguns anos atrás não existia isso de diversão no trabalho, era mesmo um fardo. Acredito que veio essa reflexão que só poderia ser mentira. Porém, se essa data é mais recente, eu penso que foi criada exatamente para provar que o contrário é perfeitamente possível. A diversão não tem a ver com o produto e sim o espírito que você cria na empresa. Muitas vezes algumas empresas trabalham com produtos legais e o clima é pesado. Isso é muito reflexo da cultura que também é proveniente do presidente da companhia. Aqui na Ri Happy nós temos nosso embaixador da Alegria que é o Klebão, ele tem essa cadeira que é de propagar alegria e isso faz muita diferença nos setores. ( Ronaldo da Silva Pereira Júnior)
Nos dias atuais a diversão torna-se indispensável nos ambientes de trabalho, que em muitas situações é o próprio ambiente pessoal. Esta prática não precisa estar limitada às datas comemorativas.
Pensando neste desafio listamos algumas das atividades que podem ser desenvolvidas em grupo e virtualmente para compor a programação ao longo do ano.
Criar um clube de indicações de filmes, séries ou livros bem humorados;
Comemorar conquistas pessoais com outros colaboradores;
Dar feedback positivo;
Criar o dia do elogio;
Enviar e-mails bem humorados;
Propor ações de voluntariado em conjunto;;
Criar um banco comum de vídeos engraçados;
Promover a criação de roteiros e produção de vídeos com o objetivo de entreter e transmitir informações relevantes e bem humoradas;
Disponibilizar plataformas gamificadas para transmissão de conteúdos em treinamentos;
Fazer atividades de grupo como jogos de improviso (virtuais ou presenciais);
Criar grupos de teatro, música, dança ou qualquer outra atividade que promova a arte;
Dados relevantes sobre o humor e diversão no trabalho
Aumenta a produtividade
Estimula a camaradagem e os relacionamentos
Melhora o trabalho em equipa
Aperfeiçoa a comunicação
Incrementa o gosto pelo trabalho, empresa, colegas e superiores