Divulgação
Divulgação

Evento promove inclusão de autistas no mercado de trabalho

Inscrições para programa com profissionais autistas estão abertas; serão selecionados 60 participantes para estudar trilhas de carreiras em tecnologia; além delas, cursos e hackathon estarão disponíveis

Redação, O Estado de S.Paulo

11 de maio de 2021 | 10h57

Diversidade e inclusão também é sobre pensar em pessoas neurodiversas, ou seja, aquelas que têm variações naturais no cérebro em relação a sociabilidade, aprendizagem, atenção, humor e outras funções cognitivas. Pensando nisso, o evento Autismo Tech, organizado pela Fiap, a Tip e a Inclusão Humanizada, foi criado com o objetivo de aumentar a inclusão de autistas no mercado de trabalho e melhorar a vida das pessoas da comunidade. A terceira edição, separada entre trilhas de aprendizagem e um hackathon, está com inscrições abertas no site

As Trilhas de Educação Digital de Carreiras em Tecnologia são desenvolvidas para pessoas neurodiversas e têm foco em pessoas dentro do espectro autista e abordarão três temas principais: Quality Assurance (Testes de Softwares), Games e Salesforce Developer.

São 120 horas de capacitação, divididas em 11 semanas, com aulas ao vivo e gravadas, flexíveis para a escolha do participante e evitando sobrecargas. Os treinamentos são baseados nos bootcamps, programas de ensino imersivo, com destaque em habilidades e técnicas mais relevantes de determinadas áreas. Aqueles que completarem 75% ou mais de acesso aos conteúdos serão certificados. Além disso, ocorrerão ações de recrutamento juntos às empresas apoiadoras e patrocinadoras.

As inscrições para as Trilhas poderão ser feitas até 20 junho (no dia 18 de junho é comemorado o Dia do Orgulho Autista). Os resultados serão divulgados no site do evento e nos perfis do Autismo Tech nas redes sociais entre os dias 1º e 9 de julho, sendo que serão selecionados 60 participantes. As aulas terão início em 12 de julho e fim em 24 de setembro e serão ministradas 100% online, via plataforma Fiap On e Zoom. 

Contudo, desde o início das inscrições os candidatos já passam a receber acesso aos Fiap Nano Courses, pílulas de conhecimento de até 20 horas que se relacionam com os conteúdos trabalhados nas trilhas de aprendizagem.

Todos os candidatos selecionados para a trilha estarão automaticamente inscritos no hackathon. Aqueles que desejarem fazer parte apenas da maratona podem se inscrever de 5 de julho a 29 de agosto no site, pela plataforma Taikai.

Os selecionados serão anunciados de 30 de agosto a 24 de setembro e a maratona acontecerá de 4 a 10 de outubro. A premiação dos vencedores será de R$ 20 mil, dividida entre as três melhores equipes, que também receberão vouchers com validade de um ano para realização de cursos imersivos Fiap Shift.

Quer debater assuntos de Carreira e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo. Se quiser apenas receber notícias, participe da nossa lista de distribuição por esse link ou digite @canalsuacarreira na barra de pesquisa. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.