PUBLICIDADE

Publicidade

Neurocientista lista dicas para evitar a fadiga no home office

Pandemia e isolamento social levaram ao aparecimento de problemas na saúde mental de trabalhadores, como exaustão e burnout; falta de foco e concentração é tema de podcast

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Depois de mais de um ano de pandemia, quem está no home office pode até gostar de trabalhar de casa, mas o trabalho durante o isolamento social tem trazido também problemas na saúde mental. Estresse, exaustão, burnout, cansaço de telas e falta de foco e de concentração são queixas comuns nos últimos meses.  Convidada do primeiro episódio da segunda temporada do Trabalho Mental - o podcast sobre trabalho e saúde mental do Estadão Carreira e Empreendedorismo - a neurocientista Thaís Gameiro, sócia da consultoria Nêmesis, dá dicas de como evitar a fadiga no home office.

Thaís Gameiro, neurocientista que fala sobre como o cérebro reage ao foco e a concentração. Foto: Divulgação

“É comum as pessoas perderem a noção do tempo durante o home office e ficarem tempo demais trabalhando. Isso gera um cansaço mental e é comum que, no dia seguinte, a pessoa sinta até uma ressaca”, explica Thais.

Assista ao vídeo completo abaixo:

PUBLICIDADE

Trabalho Mental

A série de podcasts, que teve a primeira temporada no ano passado, traz especialistas em carreiras, saúde e comportamento humano, como autoconhecimento, para bater um papo com a reportagem e responder dúvidas enviadas pelos leitores e ouvintes. A apresentação fica por conta da editora do Estadão Carreira e Empreendedorismo, Ana Paula Boni, e o bloco de perguntas é conduzido pela repórter Anna Barbosa.

São quatro episódios publicados semanalmente, sempre às quartas-feiras de julho, disponíveis em todas as plataformas de podcast e no site do Estadão. Os temas abordados são: 

  1. Foco e concentração: como anda a sua atenção no home office

  2. Felicidade e bem-estar: o impacto na saúde mental e na carreira (dia 14/7)

  3. Corpo e mente: como promover o descanso e melhorar sua saúde (dia 21/7)

  4. Inteligência emocional: como praticar comunicação não violenta e empatia (dia 28/7)

Publicidade

Confira o primerio episódio:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.